terça-feira, maio 30, 2023

Sombras de Lucky Luke

 As histórias de Lucky Luke, o cóboi que disparava mais rápido que a própria sombra, foram publicadas na revista francesa Pilote e em finais de 1971 quando atingiram os 25 anos de existência, a revista fez um número especial. 


Nessa altura saiu um desenho animado das aventuras do cóboi:

Nessa altura a saga ia já em quase 40 álbuns mas ainda não chegara à sua obra-prima ( na minha opinião) que é La Guérison des Dalton, Psicanálise para os Dalton, em Portugal, publicado em 1975.
A revista dedicou a maior parte das páginas da edição de 9.12.1971, a mostrar como Lucky Luke poderia ser desenhado por...outros desenhadores, da mesma revista. 
Foi assim, a começar com Alessandrini e Got que imaginaram um Lucky Luke francês:





Claire Brétecher, a feminista de Les Frustrés, imaginou-o...mulher:



Gir, ainda sem o pseudónimo Moebius, fez uma adaptação espectacular e realista dos mesmos desenhos de Morris na aventura O Pézinho Mole:



 E vice-versa:



Solé fez assim:


E Got assado:



Em  Março de 1974 o sucesso da série levou à criação de uma revista exclusivamente dedicada ao herói com um cavalo capaz de trepar às árvores e comprei o primeiro número que além do mais trazia um poster magnífico de John Wayne, desenhado por...Gir. 




Ora nesse número aparece uma mini-história desenhada por Morris:





E algumas páginas à frente, outra aventura, embora desenhada por Henk Albers...



De 1949 a 2001, altura da morte de Morris, os álbuns da série eram assinados por este e a partir de então, por Achdé. E continuam a sair...tal como os de Astérix, Blake & Mortimer ou Corto Maltese, sem que os editores e leitores se incomodem muito com a mudança na autoria. 

CODA
Vale a pena colocar aqui quatro páginas tiradas de uma edição especial da revista Lire de há alguns anos, dedicada à figura de Lucky Luke:









Sem comentários:

Megaprocessos...quem os quer?