terça-feira, outubro 22, 2013

A vida fabulosa de José Sócrates: the trailer

O percurso de José Sócrates, como personagem político, merece melhor estudo e atenção a detalhes que a memória curta de muitos não deixa entrever.
Por isso, deve lembrar-se  a intervenção de Santana Lopes, ontem na CMTV, onde mostrou várias vezes a capa de uma revista- Focus, ja extinta- que trazia em 15 de Setembro de 2004 a história da vida política e pessoal de José Sócrates, na altura em que se encontrava em campanha para a liderança do PS. Santana Lopes disse várias vezes que a revista tinha publicado tal reportagem por influência dos inimigos políticos de Sócrates, dentro do próprio partido. Aqui fica.

Primeiro, o cartaz da polémica, citado por Sócrates na entrevista e comentado ontem por Santana Lopes.


E agora o "estudo" da Focus...


Já então aparecia Armando Vara como grande amigo de José Sócrates e o futuro revelaria que essa amizade tornou Vara uma pessoa de posses. Um caixa modesto de banco num balcão transmontano, transformou-se por obra e graça da política, num banqueiro da Caixa. Assim, como contava a Focus de 2009:





 Porém, Vara tinha ligado o seu destino, anteriormente, a uma personagem camiliana ( Visão de 19.4.2007 dixit): António José Morais, que fora director de um Gabinete de Estudos e Planeamento de Instalações do Ministerio da Justiça. Vara era então Secretário de Estado  e disse à revista que conheceu aquele professor...no Altis, numa reunião do PS. E lembrou-se dele quando precisou de alguém para o GEPI. Muitos acreditaram nesta candura.

O Público de 18 de Abril de 2007 tentava explicar melhor estas coisas.

Estes factos tornaram-se relevantes e vieram à tona por causa do facto de António José Morais ter sido professor de José Sócrates, na UnI. Quando o interpelaram, disse assim:



O assunto da HLC e a acusação que foi imputada a António José Morais e mulher ( de quem se separou e que na altura, em 2007, andava aterrorizada...)de corrupção e branqueamento de capitais  deu em águas de bacalhau. Foram absolvidos.
Porém, a denúncia inicial, anónima, citava outros nomes ( era outro Freeport...)e que mostram que se tal fosse provado la boucle serait bouclée. Não deu.Seria interessante saber porque não deu e como se fez a investigação.

Tudo isso ocorreu ao fim de 16 anos de investigação e apesar de ter sido provado que Morais, engenheiro contratado para assessorar a decisão técnica do concurso, recebeu naquela altura 44 mil euros numa conta offshore oriundos de uma empresa britânica do grupo liderado por Horácio Carvalho, o tribunal considerou que isso não é suficiente para demonstrar que houve corrupção. 

No julgamento, a mulher de Morais falou numa offshore....que não conhecia.  A conta estava no banco Lloyds, na ilha britânica de Guernesey e segundo relatos do julgamento, parece que se deu como provado que era alimentada com dinheiros provenientes de outras obras do engenheiro Morais. na Polónia e Inglaterra.

E assim acaba a história. Acaba mesmo?

Ah! E até já esquecia: e onde está o tal Luís Patrão,  chefe de gabinete por natureza? Ora, ora...lá se vai safando. Umas vezes em baixo; outras em cima. Como os interruptores de gabinete. Um blog resumia assim a brilhante carreira, em 2010:


Luís Patrão, 55 anos, preside ao Turismo de Portugal desde Maio de 2006. Saiu directamente de São Bento, onde era chefe de gabinete de José Sócrates. depois de já ter desempenhado o mesmo cargo com António Guterres (de 1995 a 1999). Durante os governos de Guterres, foi ainda deputado e secretário de Estado da Administração Interna, mas saiu envolvido em polémica, juntamente com Armando Vara, por causa da criação da Fundação para a Prevenção e Segurança. Natural da Covilhã. Luís Patrão e, com o irmão, Jorge, amigo de Sócrates desde a juventude. A sua carreira foi praticamente só política. Profissionalmente, foi chefe de divisão e director de serviços do Instituto do Consumidor (1986-1989 e 2001-2004).
Até 2009, Patrão acumulou o salário do Turismo com o de membro do Conselho Geral e de Supervisão da TAP, onde, segundo dados de 2008, recebeu 7 mil euros mensais. Este salário tinha uma componente fixa, de 4 mil euros, a que acrescia uma parcela complementar de 3 mil euros por ser membro da comissão de sustentabilidade e governo societário. Em 2008, a comissão realizou 10 reuniões. Só a revelação pública desta acumulação de funções nos jornais o levou a abdicar em 2009 do ordenado na TAP, mantendo o do Turismo de Portugal
.

31 comentários:

JC disse...

Não, não acaba.
Hoje mesmo, Sócrates dá outra entrevista.
À TSF, desta vez.
Expresso, DN, Herman José, TSF...
Isto para quem tem um programa semanal de comentário...
Ainda agora o novo filme está a começar a ser rodado...

Green Lantern disse...

Caro José o caso de Socrates é uma "Never ending story" de corrupção, trafulhice, chico-espertice que choca qualquer pessoa que trabalhe para viver.

A personagem Vara é paradigmática, com curso à pressão e já em 1999 andou a fazer uma Fundação para a Prevenção Rodoviária para sacar fundos ao estado.

Socrates é execravel na hipocrisia e na mentira.

Mas o que realmente mete dó é que estes "bandalhos" mentem mal estão cheios de rabos de palha e ninguém os investiga a sério. Andam sempre com medo destes xuxalistas de quarta categoria.

Com os melhores cumprimentos

Green Lantern disse...

José Socrates qualificações para liderar um país:

a) morde o lábio quando se irrita.

Vazio, tem um vacuo entre as orelhas é chico esperto, é um triste.

Nunca trabalhou na vida.

Salazar morreu com dois fatos e uma moradia em Santa Comba Dão e nem tem direito a um museu.

Este "bandalho" deste Socrates anda a pavonear-se pela comunicação social avençada da esquerdalha, com uma clara agenda politica. Este "bandalho" devia desaparecer de Portugal para sempre.

Esquece-se que as dividas têm de ser pagas e os bons tempos da fartazana estão a acabar para muitos chulos.

Um abraço

Floribundus disse...

dá gosto viver neste rectângulo dirigido por gente séria e altamente qualificada

o resto são cabalas

Karocha disse...

Já está no meu mural José.
À conta do Sr. foi vírus no pc, insultos e ETC só porque fiz uma pergunta.

rita disse...

Serviço público! Haja quem possa e queira fazer o que muitos desejam e aguardam...

Ljubljana disse...

Caro José,
Serviço público. Obrigado.Este seu blogue é um verdadeiro acervo de verdade histórica contemporânea. Recomendei a sua leitura aos meus filhos, para que consultem documentos de época.

Karocha disse...

Pois, mas ninguém comenta, quando fiz a pergunta, acerca do Sócrates foi uma confusão...

Eu só perguntei o que estava ele a fazer em Portugal e o que lhe tinham prometido.

Manuel disse...

um ignorante eleito por alguns como ele, outros formatados pela comunicação social, eleito ainda por lidios avençados e por umbiguistas de vistas curtas. este peido vai voltar a ser pm e na parte que me concerne só irei votar para evitar isso se o Rui Rio avançar. o que me incomoda mesmo é viver num país que elege um merdas deste para pm.

JC disse...

Manuel:
Num país que o elege e num país onde ele se move como quer.

Em 4 dias, 4 entrevistas: Expresso, DN, Herman José e TSF.

Para além da cadeira doirada que detém aos Domingos na televisão pública, paga por todos nós, tutelada pelo gorverno, para dizer mal desse mesmo governo.
Isto é uma anedota.

Carlos Scarllaty disse...

Os portugueses (nós) são relapsos e costumeiros nos erros políticos. Porque têm memória curta! (entre outras coisas (más) que recuso citar.

josé disse...

É por isso que se torna importante refrescar a memória. Mesmo a curta, de alguns anos apenas, como é o caso.

Aliás, estes indivíduos que se aproveitam dessa característica, contam com isso. A prova? Há uns anos, Jorge Coelho dizia isso mesmo no programa Quadratura do Círculo. O anúncio desse programa, depois, passava sempre por essa frase, o que é sintomático.
Até do próprio fenómeno Jorge COelho, um artista.

lusitânea disse...

Os roubos corrupções e trafulhices são minudências como diriam os próprios comparadas com a alta traição da Lei da nacionalidade que vai desfazendo o país por dentro depois da entrega de tudo o que tinha preto e não era nosso.Estão fazendo a maior Casa Pia do mundo mas com caridade garantida pelos impostos.Isto não vai acabar bem porque afinal temos o país entregue a traidores...

Kaiser Soze disse...

O Sócrates vai assaltar o PS outra vez e com o Seguro como líder não vai ser muito difícil.

Arrisco a dizer, ainda, que os jovens turcos do ps, groupies do Sócrates, ou não querem saber disto para nada ou procuram fazer o mesmo.
O Galamba deve tocar-se sempre que vê o Sócrates.

Unknown disse...

Indigna e revolta a inacção insultuosa da PGR, entre outros, face a este canalha e respectiva quadrilha.
Obrigado por manter viva a memórida dos factos.

zazie disse...

Sim, sim. A gayzada vem-se com ele.

Kaiser Soze disse...

Outro dia, ouvi um qualquer comentador (suponho que da SIC) dizer que a entrevista ao Sócrates foi brilhante ao ponto de ter sido dito que tinha sido a Clara a responsável pela utilização do vocabulário mais "à vontade" do ex-PM.

Partindo do príncipio, ainda que dúbio, que as perguntas não foram combinadas, alguém acredita que a Clara fez com que o Sócrates dissesse algo que não queria dizer ou que o dissesse de forma não prevista?

Este é o mesmo gajo que aluga um Golf para ir para a RTP deixando o S em casa a descansar.

Esta gente não aprende nada ou pensa que somos ainda mais burros do que na realidade somos.

Kaiser Soze disse...

(a gayzada e, supostamente, a Câncio! ahahahaha)

zazie disse...

AHAHAHAHAHAH

Conheci palerma que votava nele por achar que era parecido com o George Clooney.

aahhahaha

Há gente que é cega.

Kaiser Soze disse...

(aqui que ninguém nos ouve...eu também acho que ele acha o mesmo...)

Karocha disse...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH !!!

Green Lantern disse...

Conheço quem diga que o homem foi um grande primeiro ministro traido pelas circunstâncias. Eu pergunto sempre quais, o Freeport, a Cova da Beira, a nacionalização do BPN, a súbita fortuna da mãezinha, as PPP, as Scuts, a Uni. É um azar fora de serie.

Aliás a pergunta que se impunha, ao "Bandalho" é a seguinte:

Se V. Exa. nem se governou ao longo da vida, uma vez que alega fazer vida de luxo à conta da fortuna da mãezinda porteira e do avozinho do volframio, como acha que pode ter capacidade para governar um país dada a complexidade da tarefa?

A menos que ter uma melena branca seja sinonimo de capacidade de liderança.

Um abraço

zazie disse...

AHAAHHAHAHAHAHA

É bem capaz.Com chaperons como à Côncia e carlões à disposição, a vier vida de rico sem ter feito mais que vigarices, com nome em loja de Beverley Hills, o gajo é mesmo maior que o Clooney

":O)))))))))))))

zazie disse...

Há gente que é cega pois. E é por isso que agora decidi chamar de inimputável quem votou à segunda nele.

Quem ainda defende é pior que isso- é gay

":OP

(macho ou fêmea, mas é gay).

Vivendi disse...

A malta de esquerda adora o verdadeiro ARTISTAS e quanto mais invertido melhor é o show mediático.

O amor sincero de Sócrates aos portugueses...

Serafim Saudade at his best

http://www.youtube.com/watch?v=AuXq0ivETgQ

Green Lantern disse...

Mas tenho um feeling que todas esta azia do Socas vem da noticia do casamento do amigo Diogo Infante.

Nunca se consegue ultrapassar estas relações intensas, a Fernanda Cancio que o diga.

Aliás arranjar estas namoradas para a pose nem é novidade para a malta socialista o Pedroso que o diga que arranjou uma namorada à pressão enquanto estava preso. Até via que a jovem era uma das candidatas à Câmara de Almada.

Assim, como andamos todos a pagar aquela bicha loura do Herman para fazer figuras tristes ao Sabado à noite. Há pessoas que não se enxergam e não aceitam que o seu tempo já passou, ai RTP que dás tacho a tanta gente que não interessa.

E o Eládio Climato a apoiar o chamuças em Lisboa, o lobby está forte na RTP.

Um abraço

Green Lantern disse...

Caro José para quando um post sobre a licenciatura em relações internacionais do senhor Tozé Seguro na Universidade Autonoma de Lisboa.

De referir que as melhores notas deste senhor foram com o amigo Vitor Ramalho que por lá aparecia para coordenar o curso.

O Tozé vinha para a universidade todo pimpão de gravata, até parecia um professor ah ah ah

Até andavam por lá umas andorinhas da SIC como a senhora Meirelles e outros jornalistas a tentar tirar cursos à pressão.

Havia por lá muita gente o PS a começar no Canotilho.

Eu tive de lutar pelas minhas notas já outros acho que tinham umas passagens à Socas/Relvas.

Abraço

Green Lantern disse...

Caro José para quando um post sobre a licenciatura em relações internacionais do senhor Tozé Seguro na Universidade Autonoma de Lisboa.

De referir que as melhores notas deste senhor foram com o amigo Vitor Ramalho que por lá aparecia para coordenar o curso.

O Tozé vinha para a universidade todo pimpão de gravata, até parecia um professor ah ah ah

Até andavam por lá umas andorinhas da SIC como a senhora Meirelles e outros jornalistas a tentar tirar cursos à pressão.

Havia por lá muita gente o PS a começar no Canotilho.

Eu tive de lutar pelas minhas notas já outros acho que tinham umas passagens à Socas/Relvas.

Abraço

Karocha disse...

E o "Almocito" para os reformados do Banco de Portugal no convento do beato , servido em baixela de prata?
Até o Belmiro lá estava.

PS. E fiquem sabendo que eles tem desconto de 80% no Viagra :-D

josé disse...

"Caro José para quando um post sobre a licenciatura em relações internacionais do senhor Tozé Seguro na Universidade Autonoma de Lisboa."

Não tenho moedas para esse peditório. Ahahahah!

Green Lantern disse...

Mas descanse José que sou capaz de arranjar uns trocos para isso.

Eh eh eh