domingo, setembro 22, 2013

Rui Machete, o discurso do método.

Rui Machete é um dos dinossauros da política nacional. Praticamente nunca saiu do meio e sobreviveu a todas as tempestades políticas. Sobreviveria em 1975 caso o PCP tomasse conta das rédeas do poder político, para além do 25 de Novembro e tal é tão certo como a entrevista que se publica em baixo o revela.
 É um português típico, nesse aspecto. Mente, mas não diz mentiras. Aldraba nas palavras, mas não tergiversa nos interesses. Há mais de 35 anos que é assim. 38, para ser mais exacto, como o comprova esta pequena entrevista no Expresso de 8 de Fevereiro de 1975. Pode dizer-se que já lá vão decénios de juizo ganho. Não vão, porque estas coisas têm a ver com carácter e não com juizo.  A vida para estas pessoas passou assim, numa redoma de interesses bem protegidos e vidinha bem ganha. Deixam património para os seus, lugares de luxo assegurados em sítios públicos e privados e provavelmente dormem bem descansados, porque cumpriram um dever: o de sobreviver numa sociedade hostil, adaptando-se ao meio, seguindo as regras do momento. Ao contrário de um Oliveira Martins, são eles provavelmente quem melhor conhece o país que temos e somos. Houve um ou outro que lhes fizeram frente, mas perderam, alguns deles a própria vida, nas circunstâncias do infortúnio. A desta gente continuou e continua em grande forma, umas vezes na sombra, outras na ribalta. O segredo mais importante desta gente parece-me simples de perceber: saber quem manda em determinado momento e adaptar-se aos senhores da situação e do lugar, dobrando a cerviz se necessário for.  É fácil, simples e dá milhões.


3 comentários:

Floribundus disse...

Chanterene é um dos homens de topo do ditado

'quem não sabe ser caixeiro fecha a loja'

lusitânea disse...

O método de passagem do Machete ao socialismo deve ser o mesmo do Freitas que queria socialismo mas em que todos seriam patrões...
Com "príncipes" destes o zé povinho só pode esperar escravatura...

Josias disse...

Gostei do teu texto! Muito bacana!

Escrevi um sobre Descartes, descontraído e informal.

Legal a tua postagem! Dêem uma olhada na nossa em http://nerdwiki.com/2014/01/12/o-discurso-do-metodo-rene-descartes/ Obrigado.

A obscenidade do jornalismo televisivo