Revista francesa Historia de Maio 2016, um artigo sobre os "complots", palavra francesa para designar conspiração e as respectivas teorias avulsas sobre tal fenómeno.
Está aqui um resumo de como tudo começou...e de como os judeus foram as principais vítimas ( porque se puseram a jeito...)
Os Protocolos dos sábios do Sião, um livro apócrifo sobre a pretensa conspiração judaica universal foi reconhecido como falso e provado como tal. Umberto Eco já escreveu sobre o assunto ( O Cemitério de Praga). A obra foi publicada em fascículos num jornal russo de extrema-direita, no Verão de 1903 e inspirou outras versões mais aprimoradas. O artigo diz que a carreira dos Protocolos está longe de chegar ao fim, com a difusão pela Internet de sítios onde o assunto é explorado.
Quanto aos Illuminati a coisa anda perto: uma seita da Baviera conseguiu congregar a atenção de todos os conspiradores universais porque associada à maçonaria. Conseguiram até atribuir a Revolução Francesa à conduta dos Illuminati...coitados.