quarta-feira, abril 24, 2013

Portugal na véspera do 25 de Abril de 1974

No dia anterior ao 25 de Abril de 1974 Portugal tinha uma economia que nunca mais veio a ter. Como dizia   José Luís Sapateiro ao Semanário, dez anos depois ( e quando o espectro do FMI espreitava,  trazido por Mário Soares)  o nosso sistema económico era então "intrinsecamente coerente" e tínhamos crescido na década de sessenta, dentro da média dos países europeus e em alguns casos até a taxas superiores.

O general Silvério Marques pronunciava-se então sobre o nosso esforço de guerra, no Ultramar que nos levava cerca de 40% do Orçamento ( imagine-se hoje!)  Assim:



De resto para os mentecaptos da memória dessa época ficam aqui imagens da revista Observador ( quem quiser fazer a História desses anos tem obrigatoriamente que a consultar, a meu ver), sobre a nossa paisagem socio-económica  que permitia aquele crescimento:





E como é que os estrangeiros nos viam, na véspera do 25 de Abril de 1974? A Time não tinha lá muito boa impressão, mas isso devia-se a motivos facilmente explicáveis e relacionados com o Ultramar português.

Ah! É verdade e já me esquecia: esta revista Time, de Novembro de 1973 comprei-a cá, num quiosque à vista de toda a gente. Não foi censurada, como agora querem fazer crer os que andam a inventar o discurso ao contrário daqueles que diziam que os comunistas comiam criancinhas ao pequeno almoço. Se tivessem vergonha na cara...



Questuber! Mais um escândalo!