quarta-feira, dezembro 14, 2016

Isto aconteceu em Portugal nos últimos 16 anos

Estes casos relatados nas notícias de ontem e hoje decorreram em Portugal nos últimos 16 anos, envolvendo estruturas importantes do SNS e pessoas ligadas aos diversos governos e ministros da Saúde.

Estes factos há anos que eram conhecidos e comentados até publicamente.

O Correio da Manhã de hoje afirma claramente que são casos de corrupção e que o principal suspeito- Cunha Ribeiro- "foi corrompido pela empresa de Lalanda de Castro, ex-patrão de José Sócrates".

Para já não iria tão longe porque será mais importante perceber como isto aconteceu em Portugal nesta última dúzia de anos, particularmente a partir de 2005.

Seria preciso um   "livro negro" escrito em vários volumes para entender todos estes fenómenos. Um deles poderia até ser escrito pelo célebre professor Farinho.
Uma coisa me parece certa: estes fenómenos não são todos de expressão penalmente relevante, ou seja de crimes de corrupção e assimilados ( participações económicas em negócios, recebimento de vantagens indevidas, etc)  mas são inequivocamente sinais de corrupção endémica no aparelho de Estado, a nível político e moral.

Quem admite e tolera durante anos a fio personagens deste calibre em lugares de mando é obviamente cúmplice desta corrupção que para muitos ( com destaque para figuras cimeiras, passadas, das instâncias judiciárias) nem existe.

O caso dos vistos Gold e este agora exposto, curiosamente interligados e com participação naquele de figuras gradas dos serviços secretos nacionais, alguns até magistrados de carreira, mostra bem a que ponto chegamos.
Há um pormenor curioso que liga estas pessoas suspeitas: são quase todas nascidas em meados da década de cinquenta, saídos da adolescência no 25 de Abril e alguns militantes de Esquerda, mesmo radical...o que me parece sintomático. Chegaram ao poder efectivo do mando em instituições públicas ou privadas com pouco mais de quarenta anos e subiram na vida meteoricamente, quase todas com auxílio de meios públicos, directa ou indirectamente. Com um ponto comum: a associação a partidos políticos e a pessoas a eles ligados, o que diz bastante acerca da democracia e respectiva qualidade.
Portanto, o quadro fica mais límpido de observar se tivermos em conta tais elementos, porque me parecem comuns aos casos que têm surgido ultimamente. Não chegamos ainda nível sofisticado do Brasil mas temos pessoas brasileiras envolvidas nisto, o que é outro sintoma. Ensinam os que por cá andam...
Isto só não é um polvo porque lhe falta uma cabeça pensadora, mas aparenta-se a uma hidra, figura mitológica da complexidade pensadora unificada para a prática do mal. Tal como a hidra, uma das cabeças deste mostrengo é mortal. Adivinhe-se qual seja...

Por outro lado ainda não ouvimos a defesa dos suspeitos e aposto que vai ser de truz, como de costume. Não sei quem serão os advogados já mandatados, mas não é difícil adivinhar o leque de escolhas possíveis. De Braga há um. Do Porto e Lisboa, vários. Veremos a quem toca a prenda de Natal.




7 comentários:

Terry Malloy disse...

E no meio disto tudo, conseguiram aporcalhar a "honestidade da beira", que estava tão bem onde estava.

Floribundus disse...

para mim esta merda nunca foi nem será uma democracia burguesa

a partidocracia de esquerda e de certa direita
continuará dona do rectângulo

para o monhé e PR tudo normal
de acordo com o meu 'filing'

lusitânea disse...

A corrupção é sistémica.Com falta de exemplo de cima e tanta "garantia" ao mesmo tempo que tanto imposto queriam o quê?
Agora vão lá dizer aos advogados que anda por aí corrupção...ficam logo ditadores!Mesmo que propagandeados democratas de sempre!

joserui disse...

Já andava com saudades do 44… até ele deve andar com saudades dele mesmo. Aquele ego descomunal de inchado deve estar quase a explodir de tanto apagamento.
Já o Pizarro na bolinha abaixo, não gostei de ver. Apesar de ex-comuna, tenho como alguém honesto. -- JRF

josé disse...

Apesar de ex-comuna também temos o Lino jamé que é do mesmo naipe. Cópia na formação, pastel na apresentação.

Kaiser Soze disse...

Só por ter graça
http://observador.pt/2016/12/15/pj-volta-a-fazer-buscas-na-sede-do-inem/

formatted error free disse...

Entretanto em Espanha...

http://www.abc.es/espana/abci-hernando-cree-iglesias-hipocrita-4857482181001-20160422022508_video.html

A obscenidade do jornalismo televisivo