Observador:
Silva Marques foi, durante quatro anos, de 1976 a 1979, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós. Aproximou-se do PSD e foi eleito deputado pelo círculo de Leiria, de 1980 a 1999 e desempenhou o cargo de presidente do grupo parlamentar dos sociais-democratas.
José Silva Marques foi um brilhante líder da bancada parlamentar do PSD, até ao final da década de 90. De repente desapareceu da cena política e mediática. Não me lembro de alguém dessa cena mediática dos grupos de imprensa que temos se interessar pela sorte pessoal do antigo deputado Silva Marques, durante esses anos todos de ausência brilhante.
Mesmo agora, o hiato de quase dúzia e meia de anos aparentemente não suscita qualquer curiosidade acerca do que fez Silva Marques entretanto e do destino de vida que tomou. São questões "do foro pessoal e familiar". Hipócritas.
Silva Marques em 1984 rascunhou à máquina duas folhas antológicas que coloco aqui para se lerem e mostrarem o que poderia ter sido o país se algumas das suas sugestões tivessem sido seguidas.
A "austeridade" da troika que nos emprestou dinheiro para evitar a falência, em 2011, ao pé disto é uma dádiva generosa.