sábado, março 18, 2017

A ridícula defesa de um arguido excelentíssimo

Lendo os jornais de hoje- Público, Correio da Manhã, Diário de Notícias e Sol- a conclusão a tirar sobre os últimos acontecimentos do caso marquês é simples: não está a correr nada bem para a defesa de um dos arguidos ( sim, porque aos outros  ninguém liga...) que cada vez mais se torna patética.

O DN tem os indefectíveis defensores do antigo primeiro-ministro que lhes assegurou o chóio e por isso continuam a apaniguar. É lá que vem a resposta pífia daquele ao que Paulo Azevedo da SONAE disse esta semana: "eles estavam todos feitos", expressão que qualquer português percebe e que por isso não foi proferida para inglês ver.

O Público lá se convenceu que os prazos do inquérito são indicativos e até Pacheco Pereira acredita na culpabilidade do arguido ( os outros interessam nada) embora não queira que haja processos "populistas" que investiguem o regime. Lá se ia o chóio do Pacheco sempre a defender uma ortodoxia sistémica e contra o "justicialismo" que a incomoda.
O editorialista do jornal, Manuel Carvalho também não rasga as vestes por causa dos prazos que a televisão das lourenças tanto têm insistido que são um escândalo, porque a defesa assim o diz. E aquele até compreende a complexidade de uma investigação deste tomo. Para já aguarda, mas suspeito que anseia pelo non lieu...
Na última página, João Miguel Tavares, o articulista de direita que a esquerda gosta ( ver o artigo de Alberto Gonçalves no Observador de hoje) tenta explicar a totós das tv´s, ou nem tanto,  do género lourença, o comunicado de ontem, da PGR.

No Correio da Manhã o malho está sempre virado para o mesmo lado e desta vez arrasa a defesa do arguido excelentíssimo com uma revelação deduzida: há dez anos houve um pacto entre Ricardo Salgado e o arguido excelentíssimo para a prática continuada de corrupção. Luvas e comissões foram pagas, como habitualmente o fazia o antigo ddt e era adn da casa, segundo consta e se estendia até ao Brasil. Na última página, João Pereira Coutinho desvaloriza o assunto que tanto incomoda as  lourenças das tv´s amestradas.

Chegamos por isso ao SOL, como sempre aos Sábados e este pequeno apontamento do director-executivo do Sol resume o essencial do assunto:

Questuber! Mais um escândalo!