domingo, julho 06, 2014

Marcello Caetano: as imagens que poucos viram e muitos não querem ver

Em Abril de 1969, Marcello Caetano estava no poder executivo há alguns meses ( desde 27 de Setembro de 1968, data do diploma do PR Américo Tomás que o nomeou presidente do Conselho) e uma das primeiras prioridades era...o Ultramar ( designação que tinha sido a corrente ao longo dos séculos e que tinha sido interrompida pelo jacobinismo da I República que passou a designar como Colónias o que até então eram as Províncias do Ultramar português. O termo "colónias" ficou até 1951, altura em que se restaurou a velhíssima designação de Províncias do Ultramar, novamente alterada pela revolução de Abril de 1974, até hoje.

Portanto, uma das primeiras preocupações de Marcello Caetano foi o Ultramar, em guerra de guerrilha terrorista desde 1961, escassa meia dúzia de anos antes...
E por isso Marcello visitou as Províncias Ultramarinas, nesse mês de Abril de 1969.
A revista Século Ilustrado deu várias páginas de reportagem a essa visita histórica, "pela primeira vez em cinco décadas".





Como é que este clima e  ambiente político, genuínos e de propaganda meramente folclórica se transforma, meia dúzia de anos depois, num clima de hostilidade radical e sem sombra destas imagens que parece se sumiram no tempo de um sonho antigo e irrepetível?

Em 25 de Abril de 1975 a imprensa portuguesa era assim apresentada pelo Expresso:




O que sucedeu na sociedade portuguesa da época para que tal efeito se produzisse, com sequelas até hoje?
Não há em toda a Europa, nem sequer em Espanha exemplo sociológico que se lhe assemelhe.


Questuber! Mais um escândalo!