terça-feira, maio 17, 2016

O ninho da serpente

Este vídeo, à solta no You Tube ( apanhado via Observador)  filmado por acaso por um curioso da natureza que queria ver os ovos de pássaro a partirem-se e a ver nascer passarinhos é exemplar a vários títulos. Um deles é sobre a Natureza.

Confesso que ao ver lembrei-me da "geringoça", não sei porquê...


8 comentários:

Floribundus disse...

a geringonça da natureza é presidida por vários animais

o cuco instala-se no ninho dos outros para aumentar a prole

tal como o monhé ocupou a toca do Coelho

o entertainer, ou monhé nº2, já está com as calças na mão

preparem as carteiras

Anjo disse...

José,

De passagem por uma banca de jornais, vi hoje que o Jornal "i" teria uma notícia estranha sobre o juiz Carlos Alexandre.

O título era qualquer coisa como "O fulminante empréstimo que os Cofres do Estado fizeram ao juiz CA" ou algo assim.

Alguém leu a notícia? Deve vir má coisa a caminho...

Anjo disse...

Bem, já está por todo o lado:

http://www.rtp.pt/noticias/pais/cofre-dos-funcionarios-do-estado-favorece-juiz-carlos-alexandre_v918460

http://www.dn.pt/portugal/interior/cofre-dos-funcionarios-do-estado-favorece-juiz-carlos-alexandre-5173193.html

http://24.sapo.pt/article/www-rtp-pt_2016_05_13_1659140934_credito-do-cofre-da-previdencia-beneficia-carlos-alexandre

http://24.sapo.pt/article/www-rtp-pt_2016_05_13_2131000282_juiz-carlos-alexandre-beneficia-de-emprestimo-confidencial-do-cofre-da-previdencia

Etc.

Anjo disse...

Extraordinário: reportagem de Sandra Felgueiras, filha da tal...

Olearam a máquina e puseram-na a funcionar. São capazes de tudo e como a população é ignorante... que merda de país! Dá vontade de dar umas bordoadas valentes nas pessoas, a ver se acordam (passe o delito de ofensas à integridade física sob a forma de desejo insatisfeito).

Gaia disse...

Excerto de entrevista da Felgueirinhas à Flash Vidas:
(...)

- Foi a Sandra que pediu à sua mãe para ela ir para o Brasil?
- Fui eu que pedi à minha mãe para ela ir para o Brasil.
- Porquê?
- Quando percebi que a situação era bem mais grave do que supúnhamos. Porque nunca passou pela cabeça da minha mãe que, não tendo ela feito nada, pudesse surgir uma pena de coacção máxima, como a prisão preventiva. E disse-lhe: "Pode acontecer o pior. Nós não temos condições para suportar o pior. Portanto, nem que seja por mim e pelo João [irmão], vais ter que tomar uma decisão que não seja renderes-te e baixares os braços. Duvido que consigas vencer esta batalha se ficares encarcerada." A minha mãe só se apercebeu de que ia embarcar, e esta é a mais pura verdade, quando, ao cruzar a fronteira de Vilar Formoso, ouvimos na TSF: "Fátima Felgueiras está em prisão preventiva, a decisão foi comunicada agora." E só nesse instante é que ela olhou para mim e disse "acelera".

E esta?!Hein!

Gaia disse...


Câmara pagava viagens de filhos de Felgueiras

Os filhos de Fátima Felgueiras, Sandra e João, fizeram viagens a Cabo Verde, França e Lisboa alegadamente pagas pela autarquia. Na sessão de ontem do julgamento do processo ‘saco azul’, a acusação concentrou provas em documentos sobre as viagens que Sandra e João Felgueiras fizeram com a mãe e que segundo o procurador Pinto Bronze foram indevidamente facturadas à Câmara de Felgueiras. Factos confirmados pelo inspector da PJ de Braga, Carlos Alves, que ontem concluiu o depoimento.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/camara-pagava-viagens-de-filhos-de-felgueiras.html

Gaia disse...

Como se faz manipulação jornalística na RTP

Sandra Felgueiras apresentou no seu programa ‘Sexta às 9’ (RTP 1) uma reportagem manipulada sobre as condecorações atribuídas pela Presidência da República.


Transvestida de "investigação", visou lançar lama sobre Cavaco Silva, suspeitas sobre as suas atribuições de condecorações e principalmente pressionar a atribuição do Colar da Ordem de Cristo ao "comentador" da própria RTP, José Sócrates, pelo seu lindo serviço à pátria como primeiro-ministro. Como poeira para os olhos, falava de condecorações atribuídas por presidentes anteriores, sem interesse nacional, mas sugeria que Cavaco condecorou um agricultor por este lhe ter oferecido há um ano um almoço e uma instituição social algarvia por ter sido visitada há dois anos por Maria Cavaco Silva. As imagens a preto e branco sugeriam opacidade nas escolhas presidenciais, identificadas como "coincidências". A reportagem não pôs em causa qualquer das centenas de condecorações nacionais atribuídas por Eanes, Soares e Sampaio. Apenas as de Cavaco, para se concentrar no seu único objectivo: servir Sócrates. A reportagem ignorou que Sampaio não condecorou Santana Lopes e que a Ordem de Cristo foi atribuída a Durão Barroso por Sampaio antes de ele ter chegado a primeiro--ministro. Para condenar Cavaco e pressioná-lo a condecorar Sócrates, a reportagem disse a respeito deste: "A justiça que falta a um primeiro-ministro." Felgueiras e a sua equipa exprimem assim a opinião de que é uma "injustiça" Sócrates não ter a Ordem de Cristo. Ao serviço dos interesses de Sócrates, a reportagem não indicou que Cavaco ainda tem mais de dois anos para atribuir a condecoração a Sócrates, se estiver para aí virado; não referiu que Sócrates já tem outra condecoração, atribuída por Sampaio; só ouviu opiniões favoráveis a Sócrates; não permitiu esclarecer se Sócrates, como primeiro-ministro e pelo que fez a Cavaco (e não se conhece publicamente senão a ponta do véu), merece qualquer condecoração deste mundo. A desinformação da reportagem relacionou a ausência da Ordem de Cristo a Sócrates pelas críticas que este faz a Cavaco na própria RTP, interpretação abusiva por não ser factual; inventou que as condecorações dadas por Cavaco (não as dos outros presidentes) são "polémicas", quando foi a própria reportagem a inventar essa "polémica" em repetidos rodapés. A "reportagem" foi depois resumida, para ter destaque nos noticiários. Felizmente sem pressão governamental passista, a RTP de Luís Marinho, Paulo Ferreira e Sandra Felgueiras continua socratinista.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/opiniao/colunistas/eduardo_cintra_torres/detalhe/como-se-faz-manipulacao-jornalistica-na-rtp.html

Gaia disse...


E a última...

Polémica com o 'Sexta às 9'
Programa divulgou conversa privada com jornalista da 'Sábado'.

O programa ‘Sexta às 9’, da RTP 1, está envolvido em polémica por ter utilizado uma conversa privada entre os jornalistas Fernando Esteves, da revista ‘Sábado’, e Margarida Neves de Sousa, autora da reportagem dedicada às violações do segredo de justiça, que está na origem da controvérsia. O caso foi denunciado por Fernando Esteves, num texto que publicou na sua página de Facebook e no qual lamenta a utilização de uma conversa à parte da entrevista que concedeu ao programa. Como o jornalista estava sem microfone, as palavras não são percetíveis, tendo a repórter recorrido a legendas para que se percebesse a frase "ele é uma máquina", em referência a outro jornalista da ‘Sábado’, António José Vilela, sobre o qual se falava na reportagem. Fernando Esteves lamenta que, além da utilização desta conversa, o programa se tenha "esquecido" de falar num caso de violação do segredo de justiça – o que levou à fuga para o Brasil de Fátima Felgueiras, autarca envolvida no processo Saco Azul e mãe de Sandra Felgueiras, a apresentadora do programa. A direção de Informação da RTP já pediu desculpa a Fernando Esteves, mas escusou-se a fazer qualquer comentário sobre a questão, tal como as jornalistas envolvidas no programas.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/tv_media/detalhe/polemica_com_o_sexta_as_9.html