quinta-feira, julho 15, 2010

A Justiça de Hollywood

O Sapo, para ilustrar uma notícia destas, sobre justiça e tribunais, colocou esta imagem algo antonomásica no site:


Estes martelinhos nada dizem à Justiça portuguesa porque são de proveniência anglo-saxónica. Não se sabe por que razão particular, a não ser de parolismo rangeliano, um destes artefactos foi usado por um juiz jubilado, Ricardo da Velha, um velho mação bonacheirão que assentou banca, a simular julgamentos, no programa O Juiz decide, na SIC dos primórdios.

No programa, o juiz ataviado de beca bem portuguesa, eventualmente a que lhe servira enquanto Conselheiro, usava com discrição o martelinho para sublinhar o encerramento da "audiência" e foi essa imagem que ficou no imaginário de muita gente, a par daqueloutras veiculadas pelos filmes de procedência hollywoodesca.

E tem sido assim a imagem da Justiça portuguesa que os media passam: desajustada, irreal, desfocada do contexto nacional, desequilibrada na balança das demais instituições do Estado e virtualmente incompreensivel para uma boa parte das pessoas, porque desgarrada da nossa realidade.

6 comentários:

pedro frederico disse...

Boa tarde, caro José, até admira não juntarem a foice, a imagem seria aida mais representativa do jornalismo caseiro...;)

joserui disse...

Para ilustrar a justiça portuguesa era preciso um martelinho de S. João. A realidade é que nem de marreta. Nem de martelo-pilão. -- JRF

Karocha disse...

José

Devem pensar que, o martelo é para fazer "Dói-Dói" e, mandar para casa em paz!

Milan Kem-Dera disse...

Isto é, a imagem nada tem a ver com justiça... tal como a própria Justiça!...

ferreira disse...

Imagem desajustada?
Pois eu lembro-me perfeitamente de ter visto, num Tribunal da província, o martelo ser usado pelo Juiz.
Tenho 64 anos e o caso passou-se com um professor do meu Liceu. Foi a única vez em toda a minha vida que assisti a uma sessão de Tribunal e lembro-me portanto bem das cenas de martelada. Nessa altura nem no S.João do Porto se usava tal instrumento.

Floribundus disse...

Há lojas onde usam martelos de mariscos.