domingo, novembro 10, 2013

Imprensa nacional: tiragens 2013

As tiragens dos jornais portugueses são sempre uma desagradável surpresa. Durante o presente ano têm descido e provavelmente os seus directores atribuem tal infortúnio a crise. Mas...que crise? Para mim, mais que a económica é a crise de orientação das suas direcções que se revela na escolha das capas, dos títulos dos assuntos e dos temas .

Vejamos os gráficos saídos daqui:

O jornal que vende mais é o Correio da Manhã e aumenta as vendas.

O antigo institucional Diário de Notícias, actualmente dirigido em modo desportivo, está nas ruas da amargura e o dono, o "amigo Joaquim", já desistiu porque as dívidas ameaçavam arruinar o pecúlio arranjado na Olivedesportos do bom tempo. As vendas descem que nem a temperatura no Inverno.

O i nem se vê. A política editorial do jornal falhou. Os artigos são fracos e os compradores passam ao lado.


 O Jornal de Notícias já foi o maior jornal nacional e provavelmente será o diário mais bem feito da actualidade nacional.
Ainda assim vai bem em termos de vendas.
O Jornal de Negócios é um jornal de nicho. E portanto vende pouco. Conta com a publicidade?
O Público, esse, é a maior desgraça. Hoje comprei o jornal fiado no artigo de Pacheco Pereira em que explica como fez a biografia de Cunhal. Arrependi-me logo e nem o li. Folheei duas ou três vezes o jornal à procura de assunto e dei com uma coisa escrita em que aparecia o nome de Boaventura Sousa Santos. Amaldiçoei o euro e sessenta que esportulei e juro não o comprar tão cedo. A directora do jornal continua a sua senda de afundar o título e vai consegui-lo se o dono fizer o que prometeu: acabar com o jornal se continuar a dar prejuízos de dois milhões de euros por ano. Ainda não perceberam que a senhora só servirá para dirigir uma coluna de artigos sobre arte do bangladesh?

Quanto aos semanários, o destaque vai para o Expresso, um espelho da nossa mediocridade. Vende bem o que é um mistério porque está cada vez mais fraco.

A Visão, do mesmo grupo, é do mesmo género e também vende razoavelmente. Temos a imprensa à medida do que merecemos. A cultura em Portugal só dá para isto.
A Sábado também não se pode queixar muito. Um pouco mais ligeira que a Visão,  também não faz qualquer diferença de vulto no panorama nacional.
Para perceber o que andamos a perder basta ler as revistas-semanários francesas.

E quem são os vencedores desta corrida aos leitores de imprensa?

o Dica da Semana tira quase três milhões de exemplares!
A Maria vende cerca de 200 mil  por semana...
A Nova Gente quase cento e cinquenta mil...
O Record quase cem mil...tanto como a Telenovelas. Mas muito menos que a TV sete dias que quase chega aos 200 mil exemplares fresquinhos todas as semanas. A Tv Guia anda  pelos cem mil e a TvMais segue na peugada.

A Bola e o Jogo? Não sabemos, mas passarão à vontadinha qualquer diário de "referência".

É este o reflexo da cultura neste Portugal de 2013.

Questuber! Mais um escândalo!