sexta-feira, janeiro 19, 2018

Look: Life is over!

Século Ilustrado de 9.5.1970:


A notícia dava conta que as revistas Life e Look, duas das maiores revistas americanas da época estavam em dificuldades financeiras por não venderem o suficiente para não terem prejuízos que eram já da ordem dos milhões de dólares. 

A Life tentou renovar-se com um novo director, cujo nome nem sequer é indicado (Hedley Donovan em Dezembro de 1969) , o qual mesmo cortando a eito nas despesas com pessoal, não conseguiu estancar a sangria financeira.
A Look tinha o mesmo problema. E ainda não havia internet ou publicações online, pelo que a razão da quebra de vens tinha a ver com algo completamente diferente: o produto não agradava a leitores suficientes. Parece-me que o problema é o mesmo de agora com certas publicações como a Visão ou a Sábado: os seus editores não percebem suficientemente o gosto ou interesses dos leitores e acabarão igualmente por desaparecer...

Assim, no final dos anos sessenta essas revistas tinham o futuro ameaçado.  A Life publicava-se então semanalmente e tinha centenas de empregados, entre jornalistas ( repórteres) , editores, grafistas e fotógrafos.  Tinha mesmo edições internacionais.
A Século Ilustrado, ao lado da Life ou da Look diferenciava-se como um pequeno jornal regional de um semanário de grande circulação.

A Life aguentou-se nesse formato até ao ano de 1972. A partir daí saía de vez em quando. A Look caiu logo em 1971.


Em Outubro de 1996 ao perfazer 60 anos de existência a Life editou um número especial com a ilustração de todas as capas da revista até então publicadas. A composição de algumas centenas dava uma imagem de Marilyn Monroe, ilustrada em computador.




2 comentários:

joserui disse...

O arquivo fotográfico da Life julgo que está todo online. Já lá vi coisas bem interessantes, designadamente da segunda guerra, se me lembro.

josé disse...

Nunca aparece o Hitler na capa..

A obscenidade do jornalismo televisivo