segunda-feira, abril 12, 2021

Rui Rio, a cavalgar o populismo

 Observador


Rui Rio em vez de se colocar fora do sistema, com este tipo de declarações, podia esclarecer as pessoas em geral acerca do modo como escolhe deputados e representantes do seu partido para órgãos de supervisão, etc etc. 

De caminho poderia explicar também como é que o juiz decidiu como decidiu- aproveitando um acórdão do Tribunal Constitucional relatado por pessoas ligadas a partidos políticos e que decidem contra o senso comum, usando o Direito num exercício de aldrabice e com intuitos esconsos. 

O povo entende a justiça a funcionar sempre que a mesma funciona. Neste caso não funcionou porque os representantes que os políticos como Rui Rio colocaram no Conselho Superior da Magistratura têm protegido este juiz que segundo Rui Rio é um exemplo do modo como a justiça não funciona.

Em resumo: Rui Rio é um demagogo populista e neste caso, outro aldrabão porque outra palavra não arranjo para dizer o que me parece óbvio. 

Não é só o Costa que é hipócrita e a ter falta de coragem para organizar um sistema de justiça decente. É também o PSD de Rui Rio porque é o partido que também lá tem estado, no sítio onde se resolvem as coisas e afinal o resultado é este que se vê. 

Repito: o sistema judicial não funcionou neste caso porque tem permitido ao longo dos anos que um juiz como este se mantenha em funções, com um desprestígio acumulado e já gigantesco e parece que os mesmos nem se apercebem do efeito deletério. 

O CSM é a única entidade que poderia ter resolvido esta questão. E não resolveu. Não é o sistema: é mesmo o CSM...com a sua maioria de membros eleitos pelo poder político que influenciam e determinam o que os demais devem fazer. E fazem. Um dessas coisas foi exactamente manter este juiz no sítio em que tem estado depois de ter sido sucessiva e permanentemente desautorizado nas decisões que profere nos processos. 

Seria bom fazer um apanhado geral das decisões que já lhe foram revogadas e mostrar às pessoas o conteúdo dos relatórios de inspecção que o CSM tem feito ao trabalho do juiz. 

Seria mesmo revelador e afinal esclareceria quem efectivamente contribuiu para este estado de coisas agora escandaloso.


A petição que ainda circula já vai em quase 180 mil assinaturas de pessoas que concordam que este juiz seja arredado de vez da magistratura. 

Evidentemente que não será com abaixo-assinados que tal surtirá efeito. Mas é com certeza com atitudes firmes e resolutas do CSM que este problema se deve resolver. Com uma nova inspecção ao serviço do mesmo e atenção a tudo isto e a estes sucessivos escândalos. 

A Justiça exige-o e só o CSM pode resolver o problema. Mais ninguém.

Além do mais este juiz tem em mãos todos os outros processos relativos à quadrilha que foi identificada estes últimos anos como fazendo parte do esquema geral de corrupção que ficou exposto no processo Marquês. 

Assim, das duas uma: ou o CSM tem em atenção este grave problema que se irá repetir em todos esses processos; ou o escândalo atingirá tal dimensão que nem sei o que possa suceder. 

As pessoas estão fartas disto porque isto não é justiça mas apenas um simulacro da mesma.

Sem comentários:

A obscenidade do jornalismo televisivo