sexta-feira, novembro 13, 2015

A análise certa do momento que passa

Sol de hoje:


33 comentários:

Ricciardi disse...

O expresso fez uma reportagem acerca de governos na europa. Em seis países europeus formaram governo coligações que perderam as eleições, mas que garantiram apoio parlamentar.
.
São eles a Bélgica, Luxemburgo, Finlândia, Suécia, Dinamarca e Letónia.
.
Quer dizer, um gajo até pode não gostar muito do sistema parlamentar ou semi-presidencialista e preferir um sistema presidencialista (que é o meu caso), mas a verdade é que no sistema político português, tal como noutros sistemas parlamentaristas, ganha quem agrega maior número de deputados.
.
Portugal será ou seria o sétimo.
.
Quanto a governos de gestão ou provisórios não me parece boa solução se não houver, lá está, acordo parlamentar. Porquê?
.
Porque o governo de gestão tem de governar com leis aprovadas no parlamento. No caso português era como se PPC continuasse como PM mas só pudesse fazer aquilo que a esquerda quisesse que fizesse. Mas isso não era o pior. O pior é que todas as medidas transitórias (cortes salários, pensões, etc) cairiam de imediato para niveis pre-2011e seriam anulados já em janeiro. O défice dispararia de supetao e este descontrolo manter-se-ia por, pelo menos, seis meses podendo levar a graves problemas financeiros de imediato.
.
Portanto, em vez de PPC pedir revisão constitucional para antecipar eleições, devia era pedir acordo para mudar o sistema semi-coiso para um sistema realmente coiso. Tipo Americano.
.
Rb

Carlos disse...



Como diria o Badaró: "oh Abreu dá cá o meu"

Unknown disse...

Rb,
Em nenhum caso (NENHUM) existe governo minoritário do 2º partido mais votado.

Miguel D

Ricciardi disse...

Até do 3o existe.

Ricciardi disse...

Aqui vão dois casos:
"No passado dia 18 de junho os dinamarqueses foram a votos. A força mais votada foi o Partido Social-Democrata, da primeira-ministra Helle Thorning-Schmidt, que chefiara desde 2011 um Executivo de três partidos (além do seu, os partidos Social Liberal e Socialista Popular), ainda assim sem maioria absoluta, que negociava apoios pontuais com ecologistas ou centristas

Embora vencedora, com 26,3% dos votos e 47 de 179 deputados, Thorning-Schmidt demitiu-se na noite das eleições. É que os sociais-democratas cresceram em votos e assentos parlamentares, mas a direita (partidos Liberal, Popular, Conservador e Democrata-Cristão e Aliança Liberal) passou a ser maioritária. Ato contínuo, a rainha Margarida II convidou o liberal Lars Løkke Rasmussen (19%, 34 deputados) para chefiar o novo Executivo. Apesar de ter sido a existência de uma maioria de direita que lhe permitiu subir ao poder, as negociações de Rasmussen com os demais partidos conservadores fracassaram, pelo que formou um Governo monopartidário em maioria relativa. A chave volta a ser o estabelecimento de acordos pontuais com sociais-democratas e populares.

Um ano antes, o mesmo sucedera na vizinha Noruega. Vencedor das legislativas, o trabalhista Jens Stoltenberg cedeu a cadeira do poder à conservadora Erna Solberg, pois a direita teve mais deputados do que a esquerda. No Governo estão conservadores e libertários, que não somam maioria mas têm acordo de incidência parlamentar com democratas-cristãos e liberais." expresso

Ricciardi disse...

No Luxemburgo ocorreu a mesma coisa. O partido mais votado passou para a oposição.
.
Rb

Ricciardi disse...

"o primeiro-ministro, Charles Michel, é do Movimento Reformador (liberal francófono), que foi o quinto mais votado e terceiro em número de deputados (9,64%, 20 dos 150 assentos)."
.
Na Bélgica o PM é o quinto mais votado.
.
Rb

Unknown disse...

Rb,
Os exemplos que dá referem-se a governos de coligação.
No nosso caso, trata-se de um governo de um só partido minoritário, o PS.
Repito, em nenhum caso existe governo minoritário do 2º partido mais votado.

Miguel D

Josephvs disse...

Bom prefiro a Apolonia como PM

Carlos disse...

Tirado do Sorubático

5.11.15

A vocação totalitária desta direita
C. Barroco Esperança
A pulsão totalitária de quem tem uma leve ideia da democracia, forte ressentimento da Constituição e especial volúpia pelo poder, revela-se no terrorismo verbal contra quem pretende uma alternativa à difícil herança que deixa e mais se aproxima de Salazar do que dos fundadores do PSD e do CDS, Sá Carneiro e Freitas do Amaral.

Temem que, com António Costa no Governo, não haja eleições europeias, autárquicas e legislativas? O que receiam Cavaco, Paulo Portas e Passos Coelho, prescritos que estão eventuais ilícitos fiscais e/ou sanções penais de negócios nebulosos?
Quem não respeita a autonomia dos partidos para livremente fazerem acordos, por mais que disfarce, é a democracia que enjeita. Que raio de democracia seria a que Cavaco e a dupla Paulo Portas/Passos Coelho pretendiam que, permitindo ao PCP e BE exercerem o poder autárquico, os banisse do poder central?
Acaso, por constrangimento constitucional, lhes permitem a entrada na A.R. mas jamais a participação ou, sequer, a viabilização, com o seu voto, de qualquer Governo?
E pensam que são democratas, quando apenas lhes faltam os instrumentos de repressão para eliminar adversários? À inépcia com que exerceram as funções juntam a vergonha de se terem desmascarado.
No estertor deste PR, deste Governo e da ex-maioria, a escola salazarista permanece em apoteótico esplendor em Belém e S. Bento.

Ponte Europa / Sorumbático

zazie disse...

Mas esta canalha comuna agora vem para aqui chagar e até trazem o bode esperança.

Fogo! vão para depilação ou desorelhem para o Jugular que isto aqui ninguém vos quer.

zazie disse...

É um fenómeno do caraças. O raio dos comunas vivem disto. De provocar toda a gente.

Têm infinitos blogues onde podem aliviar-se entre pares lá com a trampa da porcaria da igualdade e do bom do comunismo.

Mas não. Não vão. Só sabem chagar aqueles que depois se se atreverem a irem a um desses locais "não-totalitários" são imediatamente censurados pelos "tolerantes" que eles idolatram.

zazie disse...

O Bode Esperança- um ateu militante, sei eu bem quem é. O sacana era estalinista e desviava literalmente a juventude para o PCP antes do 25 de Abril.

Esse pascácio da Luar que não traga para aqui merda dessa se não quer ser insultado.

Kaiser Soze disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kaiser Soze disse...

É pá, gajas não depiladas é que não!
Nisso não voto!

Asam disse...


Caro José, (Desculpe a repetição)
o texto de Dinis Abreu está muito bom. Obrigado por o ter trazido até nós.
Tudo verdades que doem a quem não sabe conviver com elas. Depois na coluna lateral, nota-se uma grande diferença no tipo de discurso. O jero e a cata a falarem pelo povo como se dele fossem donos e dele tudo soubessem e nós alunos sem vontade própria há espera deles. Exactamente como os regimes que defendem "ou fazes assim, ou não fazes".

Aproveito para corrigir: "ou fazes assim, ou não existes" talvez seja mais realista.

josé disse...

Ao ateu militante e provocador, faço-lhe o sinal da cruz: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Já está.

zazie disse...

Entra logo em auto-exorcismo

":O)))))))))))

Ricciardi disse...

Miguel, tem razão. Em nenhum dos casos o governo é de um só partido das coligações.. No caso português parece-me melhor que não esteja ninguém do pcp e do be no governo.
.
Dom Duarte, esse perigoso comunista, hoje afirmou que indigitaria Costa mal percebesse que um governo do partido vencedor das eleições não conseguia formar governo. Eu tb penso assim. Foi uma perda de tempo andar a indigitar um que a priori já se sabia não ter acolhimento no parlamento.
.
Neste particular estão todos de acordo com as formalidades. Todos. Todos satisfeitos por perder tempo.
.
Haja alguém com tomates a dizer o que tem de ser dito. Um presidente é um formalista q coloca a forma acima da substância. O rei decide. Veja os exemplos das monarquias que atrás apresentei.
.
Rb

Kaiser Soze disse...

A Democracia (e o Estado de Direito, diga-se) é um conjunto enorme de formalismos.
Ora, como os Comunistas não são democratas (vou escrever "no sentido ocidental do termo" que é o eufemismo usado para "ditadura" pelos politicamente correctos), formalismos são de somenos.

Ricciardi disse...

Pois, é isso que eu digo. Portugal está cheio de perigosos comunistas e tem muita falta dos bem aventurados formalistas.

Unknown disse...

Rb,
Creio que concordamos na superioridade de D. Duarte face a qualquer presidente da república que tivémos ou que ainda venhamos a ter.
Quanto ao resto, concordemos em discordar.
Cumpts

Miguel D

Kaiser Soze disse...

Nã.
Os Comunistas só são perigosos se lhes derem tentes, como ameaçam fazer agora, ou com bombas caso alguma vez as tivessem plantado em Portugal, o que, naturalmente, nunca fizeram porque se o tivessem feito não teríamos capitães, suponho.

foca disse...

Eh pá, se o D. Duarte diz isso então deve estar certo.

Até garanto que o D. Duarte apoia a reposição do feriado 5 de outubro.

É para o Passos Coelho aprender que o deveria convidar para os banquetes!

foca disse...

Então e os apoiantes do Tsipras, onde estarão?
Parece que a coisa lá para o oriente está outra vez manhosa.

E já que se fala nisso, alguém comparou a % do Siriza com a de PaF?
E o facto estranho de por lá uma aliança é isso mesmo e o gajo da extrema direita foi para o Governo?

Ainda teremos comunicação social?

adelinoferreira disse...

Zazie, tens que tomar a medicação, o Carlos fez um comentário e tu em vez de rebater com argumentos desatas aos insultos. É sempre assim, quer seja a aqui quer seja no Blasf. É difícil aturar alguém que permanentemente recorre ao insulto.
Gosto muito de vir aqui ler os posts do José, onde encontro material que desconhecia e assim fico mais "rico". Mas ter que aturar o teu vocabulário torna-se penoso

zazie disse...

Desaparece daqui e vai-te deitar a um poço.

O vocabulário é proporcioonal ao insulto destes imbecis que só vêm aqui para provocar.

Tu és um cóno de trampa porque há muito que me andas a provocar mas como hipócrita que és agora inventas que gostas de vir ao blogue e que eu é que te incomodo nas caixas de cometários.

Quem veio aqui incomodar e o próprio José enxotou foi o imbecil da Luar e o da cubata. mais ninguém. Eu nem disse nada. Apenas gozei com o bode esperança tal como o josé gozou.

Se penas que atiras areia para a cara de alguém desengana-te que gente hipócrita pode mentir ao vivo mas na net fica tudo registado e facilmente se vai buscar link para desmascarar.

zazie disse...

Tu és um tosco que nem sabia quem era o Boaventura Sousa Santos. E andas tanto por aqui que o mais que se pode ler é merda comuna no Cantigueiro e tretas nos Ladrões de Bicicletas.

Vai-te montar num porco que não enganas ninguém com esses arremedos à bobone patrulheira

zazie disse...

Aliás, sabias e sempre soubeste quem é o Boaventura Sousa Santos mas o estilo de falso que tiveste comigo é o mesmo estilo de hipócrita que anda por blogue comuna a dizer uma coisa e finge que vem para aqui para aprender.

Tu fingiste que não sabias quem era o Boaventura Sousa Santos apenas para ires buscar uma trampa de link da wikipédia e achares que estavas a dar o cházinho ao josé mostrando que o Boaventura afinal até é um sábio.

zazie disse...

E picaste-te com a boca ao ateu militante do Bode Esperança porque também fazes parte da confraria dos cagotos

zazie disse...

Adelino Ferreira o abrantino armado em madame de mindinho esticado que já não podia aprender nada aqui por causa dos modos

AHAHAHAHAHHA

Pascácio, julgas que eu sou parva e não topo à primeira um sonso.

adelinoferreira disse...

zazie, zazie, zazie não faças isso; olha que só se morre uma vez. Desde (já lá vão uns anos) que me querias convencer que 1 ao quadrado eram 2 e eu insisti: pois! mas é um, que a minha presença te perturba. Tenho vida para lá da net e sou pouco de comentar, gosto mais de ler para aprender, especialmente com documentos como é o caso desta casa.De mim nada conheces; já tu neste espaço e no Blasf és conhecida pelos piores motivos.

muja disse...

É verdade é. Vem para aqui nem é bem provocar. É mesmo fazer a cena da bota na cara. Ganhar não lhes chega, é preciso humilhar até à aniquilação total. É preciso destruir totalmente. Ou não viesse essa trampa de onde vem...

Mas olha bebé, ao Czar também o aniquilaram completamente, à mulher e filhos, cão, gato e papagaio. E escreveram a sangue na parede.

Já lá está outro. Com a Igreja Ortodoxa ao lado. E este tem a vossa escola toda.

Pensa nisso.


A obscenidade do jornalismo televisivo