domingo, julho 16, 2017

O oito e o oitenta, como sempre, em Portugal. Improviso, sempre.

24Sapo:

A aldeia de Chã, sede de freguesia, está coberta pelo fumo e pelas chamas do fogo que cerca a zona. Foram retiradas da aldeia crianças, alguns acamados e alguns idosos. As crianças foram transportadas para o pavilhão Municipal de Alijó.
Não foi evacuada nenhuma localidade "por inteiro", disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros de Alijó, José Carlos Rebelo. Segundo o comandante, há algumas localidades que "estão na linha de fogo" e que poderão ficar ameaçadas pelas chamas, como é o caso de Carvalho e Casas da Terra. No entanto, José Carlos Rebelo realçou que as chamas "ainda estão longe, a alguns quilómetros" de distância dessas localidades.
Até ao momento, as chamas já destruíram "alguns anexos e armazéns", bem como casas devolutas, não havendo registo de casas de primeira habitação afectadas, afirmou.
De acordo com o comandante dos Bombeiros de Alijó, "está muito difícil combater o fogo", registando-se ventos de "70 a 80 quilómetros por hora".
"Neste momento, todos os meios são necessários", vincou.
O alerta para as chamas foi dado às 01:55 de hoje e o fogo chegou a avançar em três frentes. Ao início da tarde, o fogo tinha sido dado como dominado, mas sofreu, entretanto, uma reativação.
Às 19:25, segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil, encontravam-se no combate ao incêndio 300 operacionais, 87 viaturas e oito meios aéreos.
Um bombeiro no local disse à agência Lusa que houve algumas viaturas que já arderam.


Agora, qualquer incêndio um pouco mais bravo vai originar a evacuação de aldeias inteiras, até se perceber que pode ser pior a emenda que o soneto. E voltará tudo ao mesmo.

10 comentários:

Floribundus disse...

voltou a falhar o siresp
do antónio das mortes

estranho ménage à trois:
tropa-monhé-PR

deve ter tido um acidente devido ao uso excessivo de viagra

o pres da CM de Pedrógão
parece o criado do infra min

Zephyrus disse...

Deixo aqui um comentario fora do sitio.

O Professor Gentil Martins e um GRANDE portugues. Nao virou a casaca com a mudanca de Regime e nao se inibe de denunciar a palhacada que e o nosso Servico Nacional de Saude, que classificou como erro historico.

Obviamente e temido pelo sistema, pois e inatacavel do ponto de vista moral, sempre foi integro e acima de tudo e reconhecido como um excelente profissional. Ou seja, tem uma carreira, tem uma profissao, e e medico, num pais onde a profissao medica tem um estatuto especial reconhecido pelo povo. E o povo ouve o que o Prof. Gentil Martins diz...

Poderemos nao concordar com a opiniao do Professor, mas querer cala-lo e leva-lo a criminal como se fosse um criminoso e uma Inquisicao de sinal contrario. E se tal suceder, sera mais um sinal que temos agora menos liberdade que decadas atras. Culpados? O caldo cultural que forma os nossos juristas. A Isabel Moreira, por exemplo, apressou-se logo a escrever sobre as declaracoes do Prof. Gentil Martins...

Zephyrus disse...

A classe medica esta feita com o sistema pois tem mamado bem... se eu mandasse das primeiras coisas que faria seria extinguir as Ordens.

Em Portugal, pais pobre, a classe media paga o SNS mas quando precisa de uma consulta de especialidade recorre ao privado... existe uma ADSE e somos campeoes em exames complementares de diagnostico.

Nos privados mais de 60% dos partos sao por cesariana. Nos publicos os partos por cesariana continuam acima da media europeia e longe da realidade nordica. Mais um exemplo de desperdicio.

Por isso, o Professor Gentil Martins disse e bem: este SNS e um erro historico.

Zephyrus disse...

Entretanto Costa vai cantando e rindo. Parece personagem de novela ou telenovela da America do Sul.

O pais leva mais uma decada perdida.

A produtividade nao cresce e por isso os salarios nao aumentarao de forma sustentada NUNCA. Para a produtividade crescer sao necessarias reformas que os comunistas e o Tribunal Constitucional bloquearao. E sera necessario lidar com um aumento do desemprego que persistira alto alguns anos.

Portugal e neste momento umas das economias menos robotizadas da Europa, longe da Alemanha. O atraso persiste, ocultado pela comunicacao social ignorante e feita com a Esquerda e as elites encostadas a corte.

O unico sector que cresce, o turismo, e odiado pelos comunistas e atacado pela comunicacao social e por sectores diversos, que incluem ate a Hotelaria, que quer a todo o custo matar a concorrencia dos alojamentos locais.

A transicao para o digital em Portugal esta 10 a 20 anos atrasada em relacao ao Reino Unido e aos EUA.

A realidade das PMEs portuguesa demonstra um atraso estrutural de varias decadas em relacao a Alemanha, Espanha, Inglaterra ou EUA.

Ninguem quer saber disto e a economia nunca e a prioridade de nenhum governo. A ultima vez que houve um plano economico e financeiro decente foi no Estado Novo.

Zephyrus disse...

A Esquerda esta a ganir por causa da compra da TVI pela Altice... percebe-se porque...

joserui disse...

O Costa vai chamar o McGyver para a administração interna. O tipo com duas rolhas de cortiça e uma ponta de corda mete o siresp a funcionar.

joserui disse...

Eu gosto de ver a esquerda a ganir, mas não vale a pena embandeirar já em arco por causa da Altice. Não vieram para cá para defender o interesse de nenhum português.

adelinoferreira disse...

Pelos números do anti-cesarianas há excesso da prática: elucida lá porque será?

Floribundus disse...

desafios pré-ocupantes

geringonça+tropa 2-PR 0

geringonça 1-Altice 0

a médio prazo quando faltar o pilim

geringonça 1-PR 0

''antónio das mortes veio para ficar ....''

Bilder disse...

check https://www.wook.pt/livro/porque-falha-portugal--gustavo-sampaio/18680916

A obscenidade do jornalismo televisivo