terça-feira, junho 25, 2013

O "projecto Jesuíno"- nova censura do pós 25 de Abril 74

Após o 25 de Abril acabou o Exame Prévio/ Censura, actividade muito vilipendiada pelo Expresso que até publicou há uns anos um livro dedicado ao tema e aos cortes que lhes manchavam as manchetes curriculares sobre os movimentos proibidos da oposição democrática, como as manifestações na capela do Rato.
Sobre a Censura após o 25 de Abril, os arbítrios, abusos e prisões correlativas bem como multas, no pasa nada. Agora não interessa para nada, como diria o outro. O fassismo é que era.
E no entanto, em 9 de Agosto de 1975 o Expresso ( cada jornal desta época é uma fonte de novidades e revelações esquecidas) dava conta de um projecto celerado gizado por um dos militares esquerdistas do comunismo rompante e que os preocupava . O então ministro Correia Jesuíno aprestava-se a apresentar este projecto ao almirante Rosa Coutinho, um comunista sem qualquer vergonha de o ser, militar da armada portuguesa, no activo e que o faria aprovar em Conselho da Revolução.

Jesuíno é actualmente um intelectual do ISCTE ( where else?)  e em tempos teve desempenhos destes...
Ao lembrar estas coisas parece-me que não saímos do séc. XIX.

Como escreve o Expresso, em nota de censura interiormente assumida e  que agora é moda corrente, " curiosamente, a quase totalidade dos órgãos de informação de propriedade pública ou sob gestão estadual silenciou a notícia e a crítica ao documento"...


6 comentários:

Floribundus disse...

todos os pretextos ou meios servem para impor a politica de esquerda.

a feroz censura de jesuino vinha no pacote que o Goulag oferecia por intermédio do camarada saramago

o Cónego Melo estragou a festa

lusitânea disse...

No ISCTE acoita-se a Academia das Ciências da ex-URSS.Depois de terem feito a descolonização fazem agora a nossa colonização.O Homem Novo e tendencialmente mulato lá nos bairros sociais multiculturais e nas escolas que não são SEF.Só ministério das Finanças.Depois vivemos acima das nossas possibilidades.Escolas com mais de 50% de estrangeiros?Que bom internacionalismo...

lusitânea disse...

Mas agora a 5ª Divisão está instalada no ACIDI.Ai dos meios de comunicação que retratem a realidade da agora colonização de Portugal.Da venda de passaportes a pataco...depois de 6 aninhos a viver por conta...3 dos quais eram até há pouco tempo passíveis de ser em prisão.Uns autênticos deusos do Olimpo estes avançados.Mas nada disso tem a ver com falências...pois foi convencionado que pelo contrário é um enriquecimento...o império lá fora é que nunca podia ser!

lusitânea disse...

O pai da coisa , o Costa anda a beneficiar de boas votações claro...

Unknown disse...

Caro José,
Aproveito para informá-Lo que a Bulhosa online tem o "Estado Novo" do Franco Nogueira em stock e enviam no dia seguinte à encomenda. Já mandei vir o meu.
Cumprimentos

Unknown disse...

O comentário anterior é meu
Miguel Alves

A obscenidade do jornalismo televisivo