O novo PREC está aí. Os nacional-siryzas mais os comunistas do PCP estão outra vez em euforia revolucionária. Para já são apenas manifestações, greves etc e tal. Mas depressa chegará o tempo da acção mais coerente. É só esperar para ver.
Para acompanhar tais circunstâncias extraordinárias vou tentar publicar regularmente páginas de jornais da época sobre esse primitivo PREC, agora transformado em neo-PREC, com os mesmos indivíduos, em alguns casos e a mesma ideologia comunista, desta vez mascarada em algo indefinido e a contar com a ignorância atroz das novas gerações.
Em Setembro de 1974, na sequência da tentativa de "golpe da reacção" em 28 de Setembro e que se transformou em contragolpe por artes e manhas daqueles, o ambiente nacional, ou pelo menos nos arredores de Lisboa era este que a foto mostra: um grupo de "populares" em grande afã a...revistar carros particulares que entravam em Lisboa, para deter os reaccionários. Na altura, a "iniciativa" partiu da Intersindical, do MDP/CDE, do PCP e do PS. A Esquerda unida com que tanto sonham os nacional-siryzas.
Torna-se muito curioso o diálogo entre um dos automobilistas revistados e um militar de "Abril" na "madrugada vigilante". É ler, com um clique na imagem...