terça-feira, novembro 17, 2009

O prémio do i.

O jornal i, ganhou um prémio no outro dia: num concurso com 241 publicações de 27 países, o European Newspaper Award, deste ano, foi para o i. Parabéns.

Mas...o prémio foi para o melhor desenho de jornal. E nisso até estou de acordo, porque o i é o jornal mais bem desenhado dos últimos anos em Portugal. Houve outro que poderia ter ganho igual prémio. O jornal Já, dos anos noventa e dirigido por pessoal do actual Bloco de Esquerda. Provavelmente, em termos meramente gráficos esse jornal até suplantou o agora i.

Não obstante, se por acaso o júri tivesse acesso ao conteúdo do jornal, aí , desconfio que o prémio nunca lhe seria atribuído. Por causa de uma fragilidade de essência e densidade e ainda por causa de uma certa tendência para alinhar pela situação, com raras excepções e que se se replicarem, darei conta e relevo.

Hoje, a capa do i, poderia ser a do 24 Horas, do tempo de Pedro Tadeu ( recolhido no convento da irrelevância). O título "Presidente irritado com procurador" não merece credibilidade jornalística, é especulativo no pior sentido da palavra e inventa um caso que está ainda para ser inventado.

1 comentário:

Dr. Assur disse...

Caro amigo

Uma leitura mais cuidada por certo lhe revelará ser mais um jornal do regime…