quinta-feira, abril 23, 2020

Mata-Bicho 63: a informação que não temos sobre a China e a OMS e outros assuntos

Na revista Marianne desta semana que passa: grandes suspeitas de conluio entre a China e a OMS para esconderem os efeitos do bicho mau, no início da pandemia.


Diz que a próxima batalha será por causa da tecnologia 5G...e por cá aposto que o amigo Lacerda e outros de Macau já escolheram: a China é que vai dar cartas.

A mesma revista em quatro páginas dá um retrato de corpo inteiro dos responsáveis franceses pelo "naufrágio" agregando gente de esquerda e direita. Assim, numa escrita clara e facilmente compreensível por todos.
Está em francês, é verdade e nem toda a gente lê francês, mas ainda assim há uma geração que foi ensinada a ler essa língua que aliás foi ( e continua a ser, como segunda língua e antes do inglês)  a de mais de um milhão de portugueses que por lá passaram...


Compare-se este estilo com o deste "guia" no Público de hoje, destinado a esclarecer os leitores sobre o que iria ocorrer numa reunião de hoje, no Conselho Europeu.  Inacreditável! Para quem é que esta gente escreve?  Para os burocratas que entendem o linguarejar que não se destina a ser lido?

É isto, o tal "guia"!


Por outro lado...e se esta moda pegasse por cá? O ministro Cabrita, a Van Dunem e mesmo o Costa, manhoso, estariam já com as barbas de molho. Mas por cá, os brandos costumes imperam e as tv´s ajudam à festa.


Além disso, em França, o Trump não é visto do mesmo modo que nas redacções de tv´s de cá, da RTP à CMTV.
O que os europeus ainda não sabem se irão aprovar, lá já está: um número de doze zeros para um "plano tipo Roosevelt". E que segundo a revista irá conduzir ao fim do reinado de Trump. Mas...quanto a isto também continuo céptico. Veremos.

Por cá, é ler o guia do Público...


Sem comentários:

Megaprocessos...quem os quer?