quinta-feira, maio 13, 2021

Sábado: ladrão que rouba a ladrão...

 A revista Sábado de hoje traz estas duas páginas acerca de um herói que se gaba de assassinar pessoas por motivos políticos. É um sem-vergonha, um palerma que deveria ser visto como se apresenta: um assassino. Quem ler o livro Les Bienveillantes ( As Benevolentes) de Jonathan Littel percebe bem que tipo de gente é esta; de que massa humana é feita e como se comprazem nessas obscenidades.

Enfim, já dei muito para tal peditório e por isso o que me traz aqui é outra coisa: um acto de rapina solerte,  porque sim. 


A imagem de O Jornal que figura na página é minha. Resulta de um scanning que fiz em tempos e coloquei aqui

A autora do artigo, de modo ladino e manhoso, procurou na net imagens alusivas, descobriu aquela e...zás!, toca a esgalhar e ilustrar o artigo com artefactos de outros sem dizer água vai e sem mencionar a fonte. É isto o jornalismo de hoje, em Portugal? É isto que ensinam nas madrassas? Pois boa vai ela, se assim for...

O director Eduardo Dâmaso concorda com isto? Se concorda, e tacitamente é evidente que sim, estamos conversados. Bastaria colocar na imagem a referência "imagem surripiada da net". Nada mais. Mas nem isso colocam, tendo lido o artigo do jornal...

Por mim, pouco me importa a não ser a necessidade de denúncia pronta destes abusos, que o são,  independentemente de me sentir também ladrão em colocar aqui no blog imagens da sua revista. Porém, com uma diferença de vulto: digo sempre de onde vêm. Ah! E comprei a revista para tal.  Ou seja, dei-lhes o meu contributo para o que ganham, ficando com o direito a estas imagens de scanner. 

Será isso roubar a quem rouba? Nem tanto. Apenas uma troca de diferenças éticas...

Que lhes faça bom proveito, principalmente à ausência de vergonha.


Sem comentários:

A obscenidade do jornalismo televisivo