RR:
O Sindicato dos Maquinistas considera que a colisão de comboios em Alfarelos, na Linha do Norte, só pode ter tido origem numa falha técnica.
Depois de falar com os dois maquinistas, o presidente do sindicato reforça a ideia de que a intervenção dos dois profissionais foi adequada.
António Medeiros diz ser necessário aguardar pelas conclusões do inquérito, mas não exclui a possibilidade de uma falha no sistema de travagem: “Da intervenção dos maquinistas nunca teria acontecido este acidente, porque o sistema de segurança não permite que o acidente se dê nestas condições. Algo de estranho aconteceu e esperamos que seja explicado, porque do nosso ponto de vista tem de ser técnico”.
António Medeiros aguarda os resultados do inquérito para se saber qual terá sido então a falha que levou ao acidente de dois comboios na segunda-feira à noite. Da colisão não resultaram mortos, apenas 21 feridos e danos materiais.
Em primeiro lugar o Sindicato dos maquinistas arvorou-se em entidade investigatória das causas do desastre ferroviário. Depois, em diligências de inquérito assim arvorados, "falaram com os dois maquinistas".
E tanto bastou para a conclusão veiculada por este jornalismo tipo para quem é, bacalhau basta: "não houve falha humana". Os maquinistas disseram ao sindicato e portanto não houve falha humana.
Isto é simples incompetência? Não. É vontade de interferir nas causas das coisas. O jornalismo, assim, é abjecto.