quarta-feira, outubro 31, 2012

Capela Sistina: 500 anos

A Capela Sistina, com os frescos de Michelangelo,  faz hoje 500 anos. O local, visitado diariamente por milhares de pessoas, tem a dimensão do antigo tempo de Jerusalém, de Salomão, segundo dizem.

A visão do local em panorâmica de 360 graus é simplesmente fantástica e está ao alcance de alguns cliques.

7 comentários:

Floribundus disse...

posso fornecer foto tirada com permissão. outras dos jardins, palácios, secretaria de Estado e capela particular do Papa.
estive em 58-59 e 71. gosto imenso dos frecos dos restantes artistas. a cidade-estado deixa-me em êxtase.

em 2005 vivi no Pontifício Colégio Português graças a D. José Policarpo que sabia que era pedreiro-livre. permitiram-me estudos gratuitos no Arquivo e Biblioteca Apostólica que publiquei e dediquei. da Maçonaria recebi a ponta dum corno

Floribundus disse...

De 2000 a 2010 com, exceção do inverno, vivi fora da pocilga. Quase sempre na Áustria Baixa em casa duma amiga (caso é caso) dos últimos 50 anos. Permitiu-me percorrer a Europa central e oriental para estudos de história e pintura. Fui um privilegiado. De sacola ao ombro (com canhenho e lapiseiras), máquina digital á cintura, ténis (alpergatas) de 15 € made in Belmiro, jeans de 12€ idem. O pc ficava na moradia 'Lisboa'. Olhavam para o velhinho magrizela e de pera e pensavam que fugira de hospício de alienados. O mesmo sucedeu no ano de 2005 em Roma. Ao entrar na Porta Angélica para me dirigir ao Arquivo o Guarda Suiço hesitava muitas vezes pensando que 'bifara' a tessera. Albergava-me em locais de baixo custo, mas não poupava nas pizzas, caneloni, lasanha e pastasciuta.
Ao contrário deste 'local mal frequentado' trataram-me impecavelmente como cidadão ,em todos os aspetos, principalmente médico. No Vaticano as pesquizas eram gratuitas. A Biblioteca não era Mausoléu de livros. Igualmente em Viena, etc Chego cá e escorrego imediatamente na bosta.

Joaquim Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
josé disse...

Há vários sítios na net que mostram vistas panorâmicas deste tipo relativamente a outras paragens. Há um de Veneza que é um encanto só comparável a ir lá.

S.T. disse...



Floribundus : « Viajar por terras distantes e falar com estranhos, torna os homens sensatos » ( M. Cervantes )

S.T. disse...


José , onde estão os links das panorâmicas ?

josé disse...

Suponho que há vários sítios. Já conhecia este da Sistina há muito tempo, mas há também da cidade de Paris, vista salvo o erro do Sacré Coeur.

Entretanto este sítio é perfeitamente deslumbrante.