Na morte recente de duas figuras mais ou menos públicas o destaque
mediático conferido merece alguma
atenção.
Primeiro Fernando Lopes, o cineasta de filmes portugueses e
amigo de outros cineastas de filmes ainda mais estrangeiros, cujo público nunca
os compreendeu de modo a frequentar as salas e aplaudir as obras, mas que
influenciou cineastas da nova geração cujos filmes um dia destes poderão ganhar
prémios e serem reconhecidos como obras-primas.Nessa altura se verá mas já passaram muitos anos para se poder ver alguma coisa.
Fernando Lopes chegou a Lisboa em 1939, vindo de Alvaiázere
e do campo agrícola. Gostava de futebol e acabou como dactilógrafo na RTP, tendo
evoluído até ser director ( e bom director) da RTP2 . Antes de 25 de Abril de 74 realizou filmes caseiros, digamos assim. Conheceu outros
cineastas nos anos sessenta, em litígio intelectual com o regime de então. Maio de 1968 andava muito perto deles e de António Cunha Teles, Paulo Rocha, Fonseca e
Costa, António Macedo, Alberto Seixas- Santos, António-Pedro Vasconcelos e João
César Monteiro, além de Augusto Cabrita.
Por causa disto um dos obituários que procurei ler foi este, no Sol da semana que passou, da autoria de António-Pedro Vasconcelos, outro "cross-over" capaz de se equilibrar bem nessa linha invisível que divide opções ideológicas. O escrito não brilha por aí além mas permite ler o essencial: foram eles quem fizeram o Cinéfilo que me encantava em finais de 1973. E isso chega para me inclinar na homenagem.
Por causa disto um dos obituários que procurei ler foi este, no Sol da semana que passou, da autoria de António-Pedro Vasconcelos, outro "cross-over" capaz de se equilibrar bem nessa linha invisível que divide opções ideológicas. O escrito não brilha por aí além mas permite ler o essencial: foram eles quem fizeram o Cinéfilo que me encantava em finais de 1973. E isso chega para me inclinar na homenagem.
É sabido que Vasco Pulido Valente era um dos seus amigos do
Gambrinus, como o seria Maria João Seixas, com quem casou. E como o seria um João Martins Pereira, o
marxista intelectualizado , também falecido há pouco e que ainda hoje inspira o
Bloco de Esquerda.
Quem fala em Maria João Seixas , antiga jornalista, lembrará
necessariamente um percurso televisivo num concurso que se chamava A Visita daCornélia, em 1977, um modelo de concurso bem montado, com originalidade qb,
sempre com motivos de interesse e a anos-luz do que se faz hoje no fast-food
televiseiro dos modelos importados e com direitos de autor a pagar no estrangeiro, com muitas luzinhas e apresentadoras, aliás dessas mesmas boas famílias da esquerda, a ganhar 30 mil euros por mês ( Catarina Furtado, filha de outro jornalista do mesmo grupo ideológico).
Nessa época, Portugal
era um sítio pequenino que havia em Lisboa, onde todos se conheciam e assim reunia todas essas personagens mais umas
tantas: Raul Calado, Paulo Renato, Maria Leonor, Luís de Sttau Monteiro,
Fernando Assis Pacheco, Gonçalo Lucena, Tozé Martinho, José Fanha ( "eu sou
português aqui e agora!") Tó e Clarisse, Pitum ( o arquitecto com uma família
tipo Música no Coração) etc. etc. foram personagens da Visita da tal Cornélia. Carlos
Cruz não andou por aqui mas poderia ter andado porque o Zip-Zip foi o percursor
desse tipo de programa televisivo e o meio incluía toda essa gente.
O Portugal de 1977 era um sítio pequenino onde só cabiam
jornalistas, radialistas, cineastas, artistas de variedades e de teatro. Eram estes que apoiavam nos media os
políticos de então, numa altura em que Portugal, sítio de Lisboa, andava de mão
estendida à caridade do FMI e as importações eram mais restringidas do que o
bacalhau de cura amarela, por causa da depreciação galopante do escudo de
então.
Quem promovia todos estes artistas das variedades, incluindo as políticas, eram os media que havia. Nas variedades o destaque ia todo para o
Sete, jornal semanal saído de O Jornal, cujo corpo redactorial se poderia
juntar àqueles nomes por afinidade e idiossincrasia.Aliás, o Jornal de Letras cuja capa se publica é dirigido por...José Carlos de Vasconcelos, um jornalista da família de esquerda soft, primeiro responsável pelo O Jornal, em 1975. Para se ver melhor quem são os membros da família alargada nada melhor aliás que ler o corpo redactorial e de colaboradores desse "jornal de letras, artes e ideias", sempre à esquerda porque a direita não tem letras artes ou ideias.
Mais ou menos por esse tempo ( início dos anos
oitenta) aquele mesmo Cruz chegou a dizer ao tal jornal- o Sete- que se sentia capaz de
ser... presidente da República! Dá para ver o sítio que Portugal era. Será que mudou assim tanto ou...piorou ainda mais?
O Expresso era então uma espécie de sítio paralelo do
Portugal daqueles, alternando o Pabe com a sala pequena do Gambrinus e onde se
reunia outro tipo de mentalidade um pouco menos à esquerda que funcionava como
cross-over, como ponte de ligação entre aqueles personagens saídos do marxismo
aprendido à pressa nas afinidades
electivas ou mastigado a preceito por
instigação do ar do tempo. O Expresso era
apenas social-democrata e tal chegava para se associar à maçonaria na amálgama
que herdamos nos media e não só.
E quem eram os políticos associados naquele sítio pequenino
que era o Portugal desses anos? O maior deles todos era Mário Soares, o
verdadeiro vencedor do 25 de Novembro. Soares foi até finais dos setenta a
alternativa de Esquerda ao Álvaro leninista que metia medo a muitos. A extrema-esquerda só por acaso se chegava a
eles.
Mário Soares tem o estatuto que tem, ganhou as eleições que
ganhou por causa dessa gente. E retribuiu-lhes em grande e à francesa. É ver
quantos aviões fretados à Tap transportaram jornalistas e pessoas de bem para
paragens longínquas como as Antilhas ou as Galápagos nos bons velhos tempos do
dinheiro da CEE e por conta de todos nós.
A direita de um Rui Guedes
( um dos concursantes da Cornélia e pianista, por sinal) não existia e
era sempre olhada com um soslaio
sobranceiro e superiorizado pelo número de votos.
No dealbar do 25 de
Abril de 1974 foram esses e mais alguns, poucos, os intelectuais que se afirmaram no novo
regime e o moldaram naquilo que temos. Havia os comunistas leninistas,
subjugados pela canga do “partido” e recolhidos nos órgãos partidários a que tinham
direito e os da extrema-esquerda que principalmente cantavam “contra a
burguesia”. Esses contaram muito- antes
do 25 de Abril. Depois, contaram apenas aos militantes o que seria uma luta
contra a burguesia , de armas na mão. Deixaram de contar mas o conto que
contaram conta muito ainda hoje.
“E assim se passaram anos, muitos anos e enganos. Anos
muitos anos e danos, anos danos e enganos”, na escrita cantada de António
Avelar Pinho, um outro dos intelectuais malditos, da Banda do Casaco desses
mesmos anos . António Pinho não fazia parte do grupo dos cornélios nem dos
cantautores da extrema-esquerda panfletária e por isso foi marginalizado pelos
bem-pensantes dos media. E no entanto o génio dele supera em muito o de quase todos os que agora se incensam.
A segunda morte com destaque mediático desmedido é a de
Bernardo Sassetti, um pianista de jazz cujos méritos são os de um artista de
nicho. Porquê então o destaque mediático?
Pela mesmíssima razão dada ao cineasta Fernando Lopes.
Sassetti era de boas famílias, desse pequeno sítio que ainda é Portugal depois
destes anos todos que passam por uma geração inteira e que não muda de lugar
porque radicou em Lisboa.
Antes de 25 de Abril de 74, a firma da família, Guilda-
Sassetti deu acolhimento a um
intelectual comunista, Fernando Lopes Graça e aos cantautores da extrema-
esquerda revolucionária, os Josés Jorges Letrias ( “só de punho erguido a
canção terá sentido”, cantava nessa altura) , Sérgios Godinhos ( Ó meu caro vamos lá por os pontos nos iis…de
quem são os campos deste país?” e Josés Mários Brancos ( “ a cantiga é uma arma…contra
quem, camaradas?").
(As imagens são de dois números da revista Mundo da Canção, de 1971)
É assim naturalíssimo que Portugal , sítio de Lisboa, se
comova mediaticamente com um destaque deste género.Praticamente nenhuma revista das actualidades caseiras desse sítio que Portugal ainda continua a ser se esqueceu de fazer capa com a tragédia da morte de um indivíduo aos 41 anos, com família e amigos.
Mas não foi apenas por isso. O que conta, afinal de contas, ainda continua a ser a velha história das visitas da Cornélia. Tal como nos anos setenta, são todos família.
E para dizer a verdade também gostava dessa família, quando faziam espectáculos. Não havia outra...
20 comentários:
Certeiro, José.
Mas prepare-se que vão crucificá-lo.
Este foi dos posts mais iconoclastas que me lembro que o José tenha escrito.
E o título... está tramado. Se fosse público não se safava de ovos e outros objectos mais contundentes.
Mas olhe que até simpatizo com essa família. Porque não temos outra, infelizmente.
O António Pinho não conta porque sempre o marginalizaram. E foi dos melhores músicos que tivemos nessa altura.
Mas não era de esquerda...
O que me chateia é o unanimismo cultural e os tiques que se replicam.
É isso que faz de nós o que somos enquanto colectivo: um atraso de vida.
Pois é isso mesmo.
Mas prepare-se porque a aldeia não perdoa
Até admira ainda não ter aparecido o arameco aos pulos.
Moi...je suis le fou du village.
E aluado, para parecer artista.
(não me estou a referir ao José ahahaha)
Estas a esquecer a Cidadela dos Alarcão Júdice, Nogueira Pinto, et al...
E quantas divisões tinham essas figuras pequenas do nosso espectro político?
Foi assim que Estaline perguntou em relação ao Papa da época...
Além disso o tempo veio a demonstrar que eram apenas uns farsantes.
E tb havia aqueles que iam aos cházinhos do D. Duarte de Bragança em S.Marcos. Agora são comentadores do Blasfémias e do Arroja.
eu que nunca fui fascista fui grande vítima desta revolução de inveja e ódio.
se for necessário cuspo na focinheira desta escumalha que destruiu o país e me fez a vida negra.
submetia-os a todos à medieval tortura da 'merda em boca' e depois empalava-os.
o soba do Campo Grande foi o inútil que deu a primeira grande machadada na economia com juros de 40% à cabeça.
a gaga gágá ficou viúva- marradas cornelianas. a tourada continua
Por falar em segredo de justiça: Os 4 tipos que foram constituídos arguidos no âmbito do processo de lavagem de dinheiro (denunciados pelo Duarte Lima) são todos do PSD. Amanhã a Cabrita conta.
Coitado do Floribundo. Está explicada a pancada.
Tanto quanto julgo saber pelos jornais a única burla verdadeira que pode ser imputada ao Lima é a que o mesmo pregou ao sócio, advogado no Porto. Uma burla em grande!
O resto quanto a mim é quase nada em termos criminais. Insuficiente para medidas de coacção de prisão preventiva. Mas não li o processo...e confio em quem o leu.
O Vítor Raposo, ex-deputado do PSD foi preso.
Gostei deste "post".
Quanto ao símbolo de representação da direita neste panorama, está bem entregue ao "Topo Gígio", artista de qualidades várias.
Pois mas a vítima da verdadeira burla foi ele.
ahahaha
Já percebi o motivo pelo qual o post nem teve tanta contestação.
É um post contra a mourama
":O)))))))
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