domingo, março 15, 2020

Para que serve um governo? Para se manter no poder quem lá está...

O que é um Governo e qual a sua função? Vejamos o conhecimento corriqueiro da Wikipedia abrasileirada sobre a noção ( por cá o ISCTE ainda não teve ocasião de debitar o seu conhecimento sobre a matéria):

O Governo é a organização que é a autoridade governante de uma unidade política";[1] "o poder de regrar uma sociedade política";[2] ou o aparato pelo qual o corpo governante funciona e exerce autoridade.[2] O governo é, usualmente, utilizado para designar a instância máxima de administração executiva, geralmente reconhecida como a liderança de um Estado ou uma nação.[3] Os Estados podem ter vários níveis de Governo conforme a organização política daquele país, como por exemplo os Governos locais, os regionais e nacional.

No direito administrativo contemporâneo, Governo é a expressão que define o núcleo diretivo do Estado, alterável por eleições e responsável pela gerência dos interesses estatais e pelo exercício do poder político.


O Governo que tivemos nas crises recentes foi o destes indivíduos que ainda estão e continuam a ganhar eleições. 
Na crise dos incêndios de Pedrógão havia esta ministra que era também professora universitária ( quem sabe faz...) e andava de sapatos de ténis novinhos, no terreno calcinado dos incêndios:


Na altura a indignação pela incompetência era tanta que até doía e morreram dezenas de pessoas por causa desta gente e da sua incompetência enquanto governantes em prover ao mínimo que seria necessário por não saberem liderar, chefiar, orientar e salvar vidas. Inacreditável.

Um ano depois nova tragédia, em Monchique e noutros lados, com os contornos da anterior...e com a mesma incompetência ao léu. Os resultados voltaram a ser funestos, embora a ausência do número de mortos no ano anterior fosse entendido como um grande sucesso. O atrapa-microfones do Cabrita já lá estava e é um dos paradigmas da competência desta gente, este Cabrita. Não têm melhor que este exemplar, lá no conselho de ministros. Ou terão, talvez o malhadeiro Santos Silva...

Público de 7.8.2018:


E como é que este primeiro-ministro governa nestes casos e similares? Assim: com a imagem a mostrar que é o supra-sumo da competência. 



Resultado desta propaganda? Nova eleição, com maioria relativa e novos tiques de aldrabice, sempre eficaz para este tipo de governantes.

Com esta crise do vírus pandémico temos o retrato espelhado da mesmíssima incompetência, com os mesmos protagonistas principais no governo. 

Há por aí um video a circular que se torna exemplar em que aparece a actual directora-geral de Saúde, uma governante que devia mostrar como se governa e como se dá exemplo e como se orienta um país, uma nação, a dizer isto inacreditável para quem tem um curso de medicina e está no lugar que está: 


Depois disto já apareceu em público a dizer outras coisas extraordinárias, sempre a reboque da sua exigível competência muito exígua e que nem a levou a repensar o ridículo que ostenta e deveria afastar para sempre do lugar em que está. Nem sequer se deu conta da gravidade da negligência que exibiu e da demonstração cabal de incompetência que qualquer pessoa com um mínimo de vergonha deveria levar a enfiar-se por um cano abaixo...escondendo-se dessa miséria moral. Pelos vistos nem sequer reparou...

Esta senhora é médica desde 1980 e andou por Macau. Se ainda tivéssemos a região e esta senhora lá estivesse, como esteve, na área da saúde pública, o território estaria todo infectado pelo vírus e nem sequer estou a ser irónico.
É bem a imagem da competência e do perfil da gente que nos governa...e ganha eleições. Por uma razão: são socialistas muito amigos dos pobrezinhos. Só por isso. Os outros são amigos dos ricos. É exactamente essa a única razão porque governam e é este mito que continua a vigorar em Portugal, desde 1975.
Só num país pindérico este mito pode prosperar e é por isso que o preferem assim. O desenvolvimento e a informação verdadeira arredariam esta gente do poder. Assim como está é para durar. A Impresa SIC, o Público Sonae, as Lusas e Sapos e os demais media ajudam à festa porque a festa é deles, desde sempre. E não querem perder o exclusivo.
A democracia deu-lhes milhares de milhões para torrar e têm feito o gosto ao dedo em assinar diplomas atrás de diplomas que nos têm arroteado à sua medida, de há décadas a esta parte.
A democracia é por isso a vaca mais sagrada que têm e os que lhe apontaram os limites como é o da incompetência de quem governa, são simplesmente apelidados de fascistas. Ou salazaristas...amigos dos ricos ou da burguesia. O truque resulta sempre, como o da vermelhinha.
Os papalvos acreditam sempre no efeito mágico e nem se dão conta que em vez de democracia lhes têm  saído na rifa uma oligarquia, bem disfarçada mas real e que já se tornou um pequeno monstro.
Basta ver quem são os ricos...

1 comentário:

Unknown disse...

If you're looking to burn fat then you certainly need to jump on this totally brand new personalized keto meal plan.

To create this keto diet, certified nutritionists, fitness couches, and professional chefs have joined together to provide keto meal plans that are useful, decent, money-efficient, and enjoyable.

Since their grand opening in 2019, thousands of clients have already completely transformed their body and health with the benefits a smart keto meal plan can offer.

Speaking of benefits: in this link, you'll discover 8 scientifically-certified ones given by the keto meal plan.