segunda-feira, novembro 17, 2008

Uma figura de bd


Alertado por acolá, fui ler aqui:
José Socrates inaugurou este domingo o novo espaço da Fisiogaspar, uma clínica de «bem-estar», em Lisboa.
No decorrer da inauguração José Sócrates fez questão de afirmar que a sua presença era enquanto «amigo» de António Gaspar, proprietário da mesma, e não como Primeiro-Ministro
.

No entanto, apesar de estar no evento como «amigo», o facto é que chegou à clínica acompanhado pelo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira e, ainda, pelo secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias.



Como vários comentadores assinalaram, a figura pública de Sócrates, na Cimeira de San Salvador, saldou-se por uma imagem de marketeirice saloia de um computador para crianças de escola.

Muitos, assinalaram a parecença dessa figura voluntarista, com o célebre negociador de bugigangas, Oliveira da Figueira, que o Tintin de Hergé, caricaturou.


Temos agora, mais do mesmo. Um Primeiro-Ministro de Portugal, num Domingo, acompanhado pelo menos de um ministro e de um ajudante, a publicitar, com televisões e media à espreita do acontecimento, a abertura solene de um estabelecimento de fisioterapia. Privado.


O mais curioso, é a peculiar separação público/privado, ostentada na lapela verbal deste Primeiro-Ministro e denotada no traje: o PM ia sem gravata.


Segundo aquele blog, pelo menos oito carros do Estado, fizeram comitiva oficial, num assunto privado.

Várias equipas de reportagem televisiva, foram avisadas pelo ar do tempo. Tudo isso, para uma presença privada, numa inauguração particular, a um Domingo, ao lado de um amigo fisioterapeuta, por sinal o proprietário do estabelecimento.



As assessorias deste PM, tomam-nos a todos por imbecis. Principalmente, aos media. E neste caso, terão razão. Imagine-se uma cena destas na Inglaterra de Blair. Ou até mesmo, aqui ao lado, na vizinha Espanha.


Ou então, na Venezuela de Chavez. E já dará para ver a diferença.


Mais quatro anos disto e teremos o indivíduo a mandar telefonar aos blogs, para esclarecimentos privados. Se entretanto, não arranjar modo de os proibir.

9 comentários:

Anónimo disse...

Ou numa câmara de Santana Lopes, com título "DIAP investiga peculato na CML".

Waco disse...

«Mais quatro anos disto e teremos o indivíduo a mandar telefonar aos blogs, para esclarecimentos privados. Se entretanto, não arranjar modo de os proibir.»

Tem ironia e pode parecer exagero - para alguns - mas o caminho que levam é exactamente esse.

O poder de alguns blogs tem passado meio despercebido, porque os próprios Media, e os jornais que vão beber muita informação aos blogs, não o assumem e tentam até esconde-lo por sentirem que os blogs são uma espécie de contra-poder ou alternativa ao poder deles.

Por isso lá vão fazendo, alguns jornais, umas citações manhosas a alguns blogs, alguns até têm secções especiais dedicados a eles, mas a verdadeira informação que interessa, essa não divulgam, pelo menos até algum jornalista pegar nela e ser quase inevitável os outros falarem.

O problema é que (poucos) têm pouca vontade de dar o primeiro passo, de serem eles a divulgar esse tipo de coisas, seja por servidão ao sistema seja por medo, e aqui reside o busilis da questão: o medo que vai sendo cada vez maior, o qual o governo não tem vergonha de espalhar, e ainda faz questão que seja aumentado.

Daí que essa tal frase, apesar de irónica e aparentemente exagerada, faça bastante sentido, sobretudo a nível de blogs, porque os jornais vão sendo mais ou menos controlados:

«Mais quatro anos disto e teremos o indivíduo a mandar telefonar aos blogs, para esclarecimentos privados. Se entretanto, não arranjar modo de os proibir.»

É mesmo...

Pagamico disse...

A predilecção deste cromo,(alguem já disse que o pedante é mais capa de revista de cromos) pelo Domingo já vem do tempo em que obteve o diploma de "inginheirinho" lembro que recentemente convocou num Domingo um conselho de ministros (menos o da ecónomia - que estava em Portimão a dár umas voltas de mota) para tratar da "nacionalização" do Banco Português de Negociatas. É a vida uns vão a missa outros inauguram clinicas privadas

Karocha disse...

E será que não o está já a tentar fazer?
Eu também achei estranho e pensei o mesmo, havia de ser noutro Pais...

Luísa Novo disse...

Então e esta

Sócrates entregou Magalhães só para a fotografia

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=117181&tab=community

Karocha disse...

Também já li essa, nem sei o que diga...

Tino disse...

Não haverá aqui peculato de uso? Ou no MP ninguém tem coragem de entalar um PM mesmo sem escrúpulos?



Artigo 21 . º
(Peculato de uso)

1 . O titular de cargo político que fizer uso ou permitir a outrem que faça uso, para fins alheios àqueles a que se destinam. de veículos ou outras coisas móveis de valor apreciável que lhe tenham sido entregues, estiverem na sua posse ou lhe forem acessíveis em razão das suas funções será punido com prisão até dezoito meses ou multa de 20 a 5O dias.

Lei n.º 34/87, de 16.07

Tino disse...

Figura de bd?

bd, quadradinhos; quadradinhos, xadrez; xadrez, gaiola.

Ora é um excelente sítio para os falsários passarem o resto da vida: atrás das grades, a ver o sol aos quadradinhos...

lusitânea disse...

O chato é o PGR não ler blogs senão o nosso africanizador tinha um processo em cima...

A obscenidade do jornalismo televisivo