sábado, dezembro 06, 2014

O palhacinho rico do sistema

Segundo o i de hoje, o humorista Ricardo de Araújo Pereira factura para cima de um milhão de euros por ano nas rábulas que co-escreve e desempenha em diversas campanhas publicitárias a favor do "MEO" da PT. E isto já dura há anos...

O artigo reza assim:

Para esclarecer digo já que não aprecio por aí além as facécias escritas e representadas por este palhacito dos tempos que correm,  apesar de algumas vezes me rir com elas e até lhes achar piada corrente. Mas isso acontecia igualmente com a dupla Quim Roscas e Estancionâncio, igualmente humoristas e de talento inegável. Como acontece com os humoristas António Machado e companhia nas manhãs da Antena Um. Estes, porém,  não ganharão  nem um décimo do riquinho em causa.  São por isso palhaços pobres e deinde a questão: porquê este privilegiadinho do humorismo nacional da actualidade?

Acho que tenho uma resposta e não é agradável:

Este palhacinho rico com talento qb para a escrita e muito reduzido para a representação tem o sucesso que tem por motivos...políticos. Político não quer dizer partidários. O palhacito é de esquerda, tem orgulho em afirmá-lo sempre que pode e lhe convêm ( como o faz a mãe do Costa da Câmara que quer ser califa no lugar do califa). Essa particularidade rende-lhe o acesso aos centos de poder mediático, sem espinhas.  Ora aí está que é democrático, não  custa nada afirmar e provavelmente é verdadeiro.

Este palhacito corrente, já com entrada na Wiki,  começou  no final dos anos noventa  na escrita humorística. O curso de "Comunicação e Cultura" na Católica deve ter-lhe servido para pouco porque aparentemente lê muito e tem inteligência rápida, seja lá isso o que for mas percebe-se pelos argumentos. Por algum motivo deu nas vistas de quem tinha programas de humor e precisava de textos acelerados e na época havia o Herman de 98, com as rábulas do tempo de Guterres e do porreirismo, pá!, que nos arruinou a vida colectiva mas alcandorou estes palhacitos de ocasião para a ribalta da fama e do proveito.

 A paritr daí e da fama advinda do politicamente correcto na aparente incorrecção política, alcandorou-se a altos voos patrocinados por...quem? SIC. RTP e... PT.
 O regime mediático do politicamente correcto. Quem o contrata são pessoas que aprenderam a rir das piadas brejeiras do Herman e do humor escatológico inerente, com tendência gay quando deixado à solta. Gay. Aí está uma palavra chave para este sistema.

Em seguida a galinha dos ovos de ouro: a PT e as campanhas MEO. Primeiro com plágios descarados, depois com maior sofistificação mas sempre pobres e de imaginação de apanhados. Agora riquinhos da silva, com o luxo do novo-riquismo pindérico e kitsch a fazer de conta que é giro e moderno.

Não há uma única campanha destas que lhe rende o tal milhão  por ano que seja notável e que outros não pudessem fazer muito melhor. Porquê então o privilegiadinho da PT?

Porque sim, uma vez que não haverá outra resposta, a não ser a promiscuidade política da famelga da PT com o poder pindericamente socrático. E com a Altice se calhar vamos continuar a aturar a trupe de palhacitos que por vezes metem dó e fazem mudar de canal.

Qual o verdadeiro segredo, indizível deste palhacito intelectualizado e que despreza a inteligência alheia?
É simples também e o perfil da Wiki até o refere: foi comunista e depois deixou de ser, não se sabe bem quando e porquê. É filho de dois funcionários da TAP. Um piloto e outra administrativa.
Continua a afirmar-se de esquerda, "marxista não leninista",  sempre que aparece num programa de tvi24 ou na TSF ou na Visão, redutos dessa esquerda de sempre que nos tem balizado os limites do humor e da correcção política.

Por isso e pouco mais ganha mais de um milhão de euros por ano. Espero bem é que não seja do meu dinheiro. Do resto tanto me dá como se me deu.

Ricardo Araújo Pereira vai acabar no ISCTE ao lado do hediondo Adão, quando o recluso 44 estiver em cumprimento de pena.

Este desgraçado palhacito rico escreveu no outro dia na Visão uma crónica de inteligência superior e humor típico que intitulou "rouba e não faz".
Assim:

A confirmar-se a acusação, José Sócrates tem 25 milhões de euros e, no entanto, vive da caridade dos amigos e viaja em económica. Afinal sempre há um português que vive abaixo das suas possibilidades. Um exemplo a seguir,portanto .
Se José Sócrates for culpado do que o acusam é o maior génio do crime desde o professor Moriarty. Aquilo a que se costuma chamar um mestre da dissimulação. Eu já vi vários advogados de indivíduos que possuem 25 milhões de euros e não se parecem em nada com o patusco causídico que o antigo primeiro-ministro contratou. Estamos perante um nível de patusquicidade mesmo muito elevado. É o advogado ideal para milionários que desejam esconder a fortuna.
 As outras aplicações do alegado dinheiro alegadamente obtido através de alegada corrupção também são desconcertantes. Gostava de propor um teste aos leitores. Coloquem-se no alegado lugar de José Sócrates e completem a seguinte frase: "Bom, agora que tenho 50 anos, vou aproveitar os vários milhões de euros que obtive ilegalmente para..." Quantos preencheram o espaço vazio com a expressão "... escrever uma aborrecida tese de 200 páginas sobre a prática da tortura no âmbito das sociedades democráticas"? Que repugnante corrupção é esta que desperdiça o dinheiro sujo na academia? Onde estão as jovens bailarinas de clubes nocturnos, o barco, o champanhe, os charutos acendidos com notas de banco? Que diabo, eu ganhei muito menos dinheiro muito mais honradamente e mesmo assim levo uma vida bastante mais dissoluta. Hoje em dia, com o acesso que temos ao que se passa pelo mundo, não há razão nenhuma para não se praticar uma corrupção bonita, moderna, com um investimento consistente em devassidão e álcool. Esbanjar dinheiro ilícito no desenvolvimento pessoal é francamente decepcionante.
O próprio alegado esquema é triste, na medida em que envolve um motorista que funciona como multibanco, um amigo que funciona como offshore e uma mãe que funciona como agente imobiliária.
Se é para continuarmos a precisar de pedir dinheiro à mãe e aos amigos, mais vale não entrar no mundo do crime. A criminalidade costuma ter a virtude de garantir ao criminoso uma certa independência financeira, que sempre enobrece.
Não é o caso, aqui.
Tudo isto faz com que, se o ex-primeiro-ministro for culpado, o regime não esteja em perigo, ao contrário do que se tem dito. A confirmar-se a acusação, José Sócrates tem 25 milhões de euros e, no entanto, vive da caridade dos amigos e viaja em económica. Afinal sempre há um português que vive abaixo das suas possibilidades. Um exemplo a seguir, portanto.


Este humor que não o é mas apenas um artifício para desafiar a culpabilidade presumida de quem pode ser inocente, procura denunciar a incongruência de uma acusação ao escrever que o recluso 44 se for verdadeira a acusação, será o maior génio do crime deste o professor Moriarty, ( personagem da ficção de Conan Doyle para quem não se lembrar). E na linha de lógica humorística pretensamente inteligente lá aparece a conclusão que procura desacreditar pelo absurdo a suspeita: quem tem 25 milhões escondidos não se comporta assim...

Pois, mas um facto é certo: há 25 milhões e possivelmente mais, nas mãos de alguém que também não se comporta assim. Ou seja, não há mesmo motivo para rir.

Mas quem ri por último é geralmente quem ri melhor. Este palhacito nessa altura devia ir fazer humor para o lugar que devia ser o seu: o olvido mediático. Ladrar à lua, como se costumava dizer.

30 comentários:

zazie disse...

E afinal como é, era ou não era este o tal Pipi?

josé disse...

Que importa? Este palerma quer é dinheiro não é pipi.

zazie disse...

ehehe

zazie disse...

O que é mais parvo é toda a malta dizer que é humor corrosivo e crítica social

João Nobre disse...

Nunca gramei o Ricardo Araújo Pereira, é um idiota arrogante e mimado pelo "sistema".

Marxista???

O que é que um marxista faz com tanto dinheiro?

josé disse...

É a crítica social que essa gente gosta. Não vai ao sumo da questão...e é sempre a desbastar os que eles não gostam.

Lembram-se do cartaz na rotunda do marquês contra o PRN?

João Nobre disse...

Sim, sim, lembro-me muito bem disso do cartaz contra o PNR.

Esses tipos são a típica canalha neo-marxista.

Josephvs disse...

Pensava Q era so eu Q nao gramava o artista sem graça!

Floribundus disse...

será este gajo o grande génio dos 'ratos fedorentos ?'

JC disse...

Que história é essa do Pipi?

josé disse...

O Pipi era o pseudónimo de alguém que escrevia contos pornográficos num blog, há cerca de 10 anos, para aí.
É geralmente atribuida a autoria a este palhacito rico.

Xin22 disse...

Não me parece, com o devido respeito, que a razão do contrato milionário com a pt seja essa. Para mim foi 'silenciado', como voz critica e inteligente que era do 'sistema', sócrates incluído.
Foi estratégia para calar vozes críticas. Uns foram ameaçados, perseguidos, etc. Este vendeu-se. Consciente ou não que estava a ser 'vendido'. A pt foi instrumento à disposição do poder de então na estratégia global de silenciar vozes críticas. Foi o que aqui aconteceu.

JReis disse...

Este sujeito sofre da doença infantil do comunismo. Desgastar mais o meu teclado para quê ??

miguel disse...

Concordo com o Xin22. Foram comprados como o Figo o foi, com dinheiro alheio.
Não que as criticas dele fossem acintosas para com o poder Ratal, mas porque sempre que o PS é governo, os programas de humor eclipsam-se das tv's.
Foi assim com a "Noite da má língua" e a "Contra-Informação".
O socialismo é radical. Não admite crítica e ponto final.

zazie disse...

Comprado o tanas. O palerma sempre foi assim.

É escardalho rico, mas nem a palhaço rico chega.

Floribundus disse...

havia a Pipi das pernas altas
depois 'o meu (dele) pipi'
agora existe o Perna, o 'dealer' da boa-vida e da boa vai ela

bertoal disse...

O Xin22 tem razão. Lembro-me bem desse tempo, os gatos satirizavam frequentemente o PM e Sócrates não se fez rogado, untou as mãos dos tipos, com um contrato milionário de longa duração, na sic do balsemão, a mando do injinheireiro.

O mesmo aconteceu com os Xutos, com a celebre música que falava de um tal "injinheiro". Repentinamente, a banda de Almada deixou de a incluir no seu repertório. E, nem a rádio escapou à censura, a dita cuja, foi banida do éter!..

Uns serventuários...

Manuel disse...

O RAP faz um humorismo corrosivo politicamente direcionado. O recluso 44 poderá dizer deste ricardo:
- é meo amigo!

Manuel disse...

bertoal e Xin22 já disseram tudo. Tal e qual.
Dá um novo sentido à expressão "carregar os problemas de dinheiro"
Ainda bem que a vaidade dos RAPs e/ou subtileza de alguns jornalistas permitem a publicação de artigos como o que motivou este post.
Por cada RAP que ganhou 1 milhão de euros, existe 1 milhão de parvos.

josé disse...

Então há aqui um mistério que urge resolver: porque razão a SIC se comporta desta maneira ao longo dos anos e se associou ao poder xuxa?

Não sou adpeto de teorias de conspiração rebuscadas mas deve existir uma explicação lógica porque em política o que parece, e.

Balsemão é o quê, afinal?

BELIAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BELIAL disse...

RAP não acredita em nada.
Acreditar, diz que acreditou - mas já não.

O humor contínuo, torrencial, por decénios, anula qualquer idelogia.

Certo humor que faz à esquerda e à direita, prova-o.

Dito isto, enjoei do personagem como das salsichas de lata.

O putativo pendor eskerdalho ajudou.

Mas foram os seguidos e diários pubs à pt e meo - que mo fazem repulsivo.
São odiosos e muito, muito maus.

Ouvir má piada, repetidamente - é uma totura indizível e abominável.

BELIAL disse...

Xico dos porches é um menino d'oiro e sub-ddt.
Estou convencido que se acha assim.

O citizen Kane de carnaxide - navega à vista.
Dança com todos e muda de partenaire quando lhe convem.

Paira sobre a superfície das águas, qual celetino etéreo...

josé disse...

Não é bem assim. Congrega demasiados ratos e ratas na SIC. Todos sábios.

Não joga bem como o meu entendimento destas coisas porque não pode ser por acaso.

Manuel disse...

A explicação mais provável é a de que com ps ganha mais dinheiro, que é o único e verdadeiro valor que preza. Acho eu.

muja disse...

Balsemão é o único português com assento permanente nos Bilderbergs - aquela espécie de congresso anual da ocupação sionista-americana da Europa.

Portanto, acreditar em teorias da conspiração é estúpido porque a conspiração não é teoria nem é questão de fé.

Dançará ele com todos os partenaires, ou serão os partenaires que dançam todos com ele?

BELIAL disse...

RAP e gatos fedorento fizeram serviço público.

"mercenário", mas fizeram.

Ridendo castigat mores" como comprovo:

https://www.youtube.com/watch?v=Jx0KD09yaVU

https://www.youtube.com/watch?v=f6rYoe9UbHw

https://www.youtube.com/watch?v=RK3ARWQ4F54

https://www.youtube.com/watch?v=PWGF_lJg3fE

https://www.youtube.com/watch?v=-SmoTE12D9k

https://www.youtube.com/watch?v=xT-uC50FHdk

https://www.youtube.com/watch?v=vAIsg0VEpf4

https://www.youtube.com/watch?v=N8ReRjQX4Vg

https://www.youtube.com/watch?v=ZlqNSR5XdYw

SE ISTO NÃO EVIDENCIOU O GAJO...

Defense rests, your honour! :-)

bertoal disse...

Fizeram serviço público antes de assinarem o fabuloso contrato com a sic.

Alguns dos vídeos (links) apresentados referem-se ao período da rtp. A transferência para a sic deixou os gatos longos meses sem programa, mudos e calados – como convinha aos interesses do injinheireiro.

A manobra da transferência para sic, foi a forma de os descartar sem despedimento. A rtp era controlada pelo governo e o injinheireiro ficaria colado à sacanice!...

pie disse...

Sempre pensei que o Pipi fosse o MEC.

joshua disse...

A Esquerda não ri nem tem sentido de humor. Esse caramelo era politicamente corrosivo com o Detrito 44 e o systema podre do Regime e foi silenciado por um prato de lentilhas do comer e calar.