sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Os golpes das direitas

Pedro Arroja, no Portugal Contemporâneo, publicou uma frase atribuída a Salazar, acerca do seu destino: "O meu nome há-de ser retirado da ponte..." (Salazar, 30.6.1966, in O Diário de Salazar, Lisboa: Parceria A. M. Pereira, 9ª Edição, p. 235) .

A prova do facto anunciado, ocorrido na noite de 4 de Outubro de 1974, com o apoio visível da autoridade, fica aqui.
A imagem foi publicada no jornal "colectivo" , Sempre Fixe, de 5.10.1974. Na sua edição de 30 de Setembro do mesmo ano, na sequência dos acontecimentos de 28 de Setembro, designado pelo jornal como "o golpe das direitas", foram indicados explicitamente na primeira página, os nomes dos "possíveis conspiradores". Entre eles, um rapaz "preso por ter auxiliado o pai, que era o visado, a fugir".
O jornal escreve : "Sexta-feira ás 22h e 30m o COPCON desencadeia uma operação para a prisão de 150 pessoas contra as quais são passados mandatos de captura. Segue-se uma busca a residências de pessoas que se admitem estar implicadas na conspiração."
A lista dos civis, é a que segue, à direita. Presumivelmente, serão os representantes da Direita em Portugal. 70 pessoas, incluindo militares.

Basta clicar nas imagens para ver melhor.


14 comentários:

Karocha disse...

O economista,José Raimundo Rodrigues de Paula.
Foi Director financeiro da RTP.
O COPCON, entrou-lhe pela casa adentro,com um mandato e levaram-no, porque tinham descoberto que ele tinha procuração para enviar dinheiro para os Espírito Santo.

Karocha disse...

Casado com uma tia paterna do meu ex-marido, de nome Laura Diaz-Bérrio Vivas.

josé disse...

Essa lista que publiquei ( sem os nomes dos militares) é só para se saber como é que a Esquerda, a verdadeira, a da Bayer, a do PCP e do BE, faz justiça.

Sumária, por palpite e por bufaria sem qualquer comparação com o que se passa hoje em dia.

Isto é só para lembrar aos esquecidos.

Eficaz, claro.

Anónimo disse...

Penso que terá sido nessa fase que apareceram as "Comissões de Moradores" de que ouvia falar na infância. Pelo que percebi, produziam na maior confusão decisões sobre quem devia ou não abandonar algumas casas alugadas às misericórdias e coisas do género.

Colmeal disse...

Isto sem falar daqueles idiotas, que pegavam nas caçadeiras e em bando (porque sózinhos tá quieto...) resolviam ir para a estrada e começavam a mandar parar carros e a revistá-los ...

Anónimo disse...

Colmeal,

Fizeram isso ao meu pai, penso que na Ponte da Arrábida. Lembro-me de ele contar que eram uns moços novos numa desorganização total.

lusitânea disse...

O azar é que não conseguem mudar o nome da ponte nas 200000 moedas comemorativas da ponte...que continua a ser "Ponte Salazar"
Eu por ser branco perdi uma viagem que ganhei por ser o melhor á inauguração da referida ponte a favor dum preto pois que tal como hoje era preciso "incluir" e "assimilar"...

Colmeal disse...

Flash,

Também, nos fizeram isso e eu ainda miúdo ia dentro do carro ... nunca mais me vou esquecer daqueles idiotas !

Já agora (e desculpem porque é "off-topic") alguém consegue fazer chegar isto ao Pinócrates ?

Sócrates - Quem te viu e quem te vê ? ou Faz aquilo que eu digo, não faças aquilo que eu faço ?

Jorge Oliveira disse...

O José tem razão. A justiça naqueles tempos era muito diferente. Mas tinha uma vantagem. Como todas as justiças sumárias, o resultado conhecia-se depressa.

Hoje em dia pagamos anos e anos de ronha dos funcionários da justiça para acabar tudo como acabava dantes.

Condenados de colarinho branco é coisa que não existe em Portugal. E presos muito menos.

Anónimo disse...

Colmeal,

O vídeo é um grande retrato do ilusionista timoneiro. Veja este democrata em 2005 a falar dos sobreiros cortados ontem.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1223262

Colmeal disse...

Fantástico ...
Se alguém não sabia, aqui está o verdadeiro "Político Molusco", que como não é possuidor de espinha dorsal realiza truques de fazer inveja ao melhor contorcionista ...

zazie disse...

Esta lista diz tudo.

Karocha disse...

Também a mim, que medo que tive,revistaram o carro todo!

josé disse...

Mas não se pense que foi apenas este pasquim,herdeiro do velho Sempre Fixe e com nomes notáveis da Esquerda como José Manuel Teixeira, que publicou a lista.

Há mais. Logo se verá.

A obscenidade do jornalismo televisivo