Económico:
"Escrevi com sete anos de antecedência aquilo que está a acontecer hoje em Portugal", disse hoje Cavaco Silva.
Da Wikipedia:
Foi primeiro-ministro de Portugal de 6 de Novembro de 1985 a 28 de Outubro de 1995, tendo sido a pessoa que mais tempo esteve na liderança do governo do país desde o 25 de Abril. A 22 de Janeiro de 2006 foi eleito Presidente da República, tendo tomado posse em 9 de Março do mesmo ano.
Das funções e poderes do presidente da República:
Como garante do regular funcionamento das instituições democráticas tem como especial incumbência a de, nos termos do juramento que presta no seu acto de posse, "defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa".
A legitimidade democrática que lhe é conferida através da eleição directa pelos portugueses é a explicação dos poderes formais e informais que a Constituição lhe reconhece, explícita ou implicitamente, e que os vários Presidentes da República têm utilizado.
No relacionamento com os outros órgãos de soberania, compete-lhe, no que diz respeito ao Governo, nomear o Primeiro-Ministro, "ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais" das eleições para a Assembleia da República. E, seguidamente, nomear, ou exonerar, os restantes membros do Governo, "sob proposta do Primeiro-Ministro".
Ao Primeiro-Ministro compete "informar o Presidente da República acerca dos assuntos respeitantes à condução da política interna e externa do país".
A presidência da República é, antes do mais uma magistratura de influência, sendo o poder de dissolver a Assembleia da República, um dos poderes mais relevantes como PR.
No ano passado, no auge do escândalo TVI/Taguspark/escutas/ eleições, o actual presidente da República achou que estava tudo bem no país com este governo que temos.
Dito isto, só um comentário: é preciso ter lata!