José Manuel Fernandes, no Observador põe o dedo na ferida aberta com os acontecimentos no PS: a vergonha já não chega. É preciso saber quem são os cúmplices de Sócrates e quem foram aqueles que se serviram do partido socialista para enriquecerem para além do que seria normal, para os cargos que exerceram.
Vamos saber quem foram os enriquecidos no PS de Sócrates? Bora lá...
Por mim tenho já vários nomes na calha a quem saiu a sorte grande por serem apaniguados do PS. O maior deles é Jorge Coelho, o manhoso de Contenças.
Entretanto, o Tribunal da Relação de Lisboa deu mais uma bofetada jurídica na defesa à moda de Delille:
O Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou o recurso da defesa de José
Sócrates que pedia a nulidade da decisão de juntar os processos Monte
Branco, Universo BES e PPP ao processo da Operação Marquês, escreve a
agência Lusa.
Por outro lado anda aí a especulação acerca dos motivo do PS actual ter tirado um tapete confortável que até agora tinha garantido a José Sócrates.
Quando surge a interrogação podemos sempre especular, também.
Em primeiro lugar surgiu a notícia do afastamento do advogado Araújo, da defesa que fazia em tandem com o inenarrável Delille. Razões? Ninguém sabe publicamente. Araújo disse que não é "despedível" deixando a ideia que saiu por sua iniciativa. Porquê? Discordâncias em relação à estratégia de defesa. Huummm...que estratégia de defesa? Negar tudo, sempre, contra todas as evidências? Não é isto. Será outra coisa e a única coisa é a articulação do arguido com o partido que o acolheu, única defesa que pode de algum modo resultar.
Sem o PS, José Sócrates está condenado em pena de prisão. É inevitável, porque os factos são tantos que basta um deles para o meter lá dentro dez anos, pelo menos.
Então surge outro facto: a Relação de Lisboa não autorizou a divulgação pelos assistentes do processo Marquês do conteúdo das escutas ditas "políticas", as que envolvem conversas de José Sócrates a propósito do PS, eventualmente Costa e afins.
Se Sócrates falou sobre Costa ou Galamba estes já sabem o que disse. Araújo também sabe...
A seguir a isto, o PS reuniu conclave. E saiu o que agora se assiste.