sábado, maio 26, 2018

Um retrato do neo-realismo nacional: a miséria moral mais profunda

Expresso de hoje, uma foto de um almoço na semana passada:


Correio da Manhã de hoje, uma notícia com barbas de molho:



Diz-se na moldura da foto do Expresso que Paulo Campos , antigo secretário de Estado das Obras Públicas ( santo Deus!) tem sido "o mais fiel dos seus escudeiros", ou seja do antigo primeiro-ministro.

Ando a ler o livro de memórias de Raul Rosado Fernandes e em certa passagem conta como conheceu o pai de Paulo Campos, António Campos, do PS e próximo de Mário Soares. Apesar de lembrar o ar atoleimado, considera que Campos era uma pessoa honesta e que nunca aproveitou a política para enriquecer, como outros. No entanto, fartava-se de entregar o ouro aos bandidos europeus que nos espreitavam.

No outro dia, na tv, este mesmo Paulo Campos, nervoso e agitado, dizia-se herdeiro da tradição republicana do pai, nessa vertente de seriedade que nem sei bem o que seja. Dever ser  resquício daquela mania do pai.

O Lino que ali esta em cima, com ar sorumbático e alheado da farsa, parceiro pensador da dupla Lino Y Pino, Pino Y Lino, está cada vez mais perdido nas cogitações.

A conjugação das duas imagens e o que noticiam devia chegar para qualquer pessoa decente sentir uma profunda vergonha.

Porém o que estas duas imagens convocam é um retrato de miséria neste país que é Portugal. Profunda miséria, paradoxal aos milhões que ainda andam escondidos. Uma miséria moral avassaladora.

Para perceber melhor, mais dois recortes. O das estatísticas é daqui:



Com papas e bolos se enganam os tolos e alguns estão habituados a comê-las na cabeça alheia. É o caso deste Costa...

Não se imagina sequer alguma daquelas imagens acima mostradas, num dos primeiros dez países acima indicados.

Se não tivesse existido uma manhã de Abril com uma tarde tão funesta como a que lhe sucedeu, em 1974, tenho a certeza absoluta que estaríamos num dos seis primeiros lugares desta lista.

Assim, temos um bufarinheiro a governar, impante de sabedoria aprendida em Macau.

7 comentários:

zazie disse...

Uma miséria labrega e anafada.

Floribundus disse...

campos pai chateou Cavaco com as vacas loucas
era pior que o Phtirus inguinalis pubis
autêntico emmerdeur

com o ps as vacas loucas voaram para outras paragens

ficaram os bóis

Vossemecê faz bem em ler RMRF

devia ler no Sol a entrevista onde fala de AOS

lidiasantos almeida sousa disse...

conhecem o primo de angola?

Unknown disse...

Nacional abjeccionismo...

lusitânea disse...

Isto é tudo pugressismo do tudo e do seu contrário.Quanta propaganda logo a seguir ao 25 acerca das maldades do anterior regime para com aquelas famílias numerosas do interior cujas crianças nasciam em casa imaginem!Tomaram o assunto em boas mãos e agora não nasce lá ninguém!Fugiu tudo e já não havia fassismo!
Mas em nome dessa fuga imensa não para o litoral já ocupado pelo bons do planeta, mas sim para o estrangeiro em especial França, Suiça, Luxemburgo, Reino Unido(maioria de nacionalizados diga-se) onde com as lições aprendidas na "escola pública" participam na feitura da raça mista lá do sitio agora "abrem as portas" ao planeta e qualquer um é bom.Quantos cá temos já que expulsaram os Portugueses de África?E já a reclamar?E a mamar fartamente do "Estado Social" que nada produz mas que arrasta para distribuir?
Estamos é a ser governados por traidores a quem só já resta uma mercadoria para vender:os seus próprios eleitores como fazia rainha Jinga em Angola...no tempo das "escravaturas"
Como é que um tal de Manuel Alegre que recebeu 2 espingaras Purdey do Costa do BPN e que tanto custaram ao contribuinte que apreguava a expensas da URSS na Rádio Argel em favor dos nossos inimigos nos pode agora vir a dizer que é com aqueles ditos que temos futuro?por questões demográficas...
Que esses filhos da puta se eutanasiem...

aguerreiro disse...

Essa das vacas loucas foi do melhor. Ainda não existia o PAN. Chacinaram-se milhares de bichos, rebentaram-se com muitas explorações leiteiras. Afinal quantas pessoas morreram com o Kruzefeld-Yacob?
De ciência certa nenhuma. Uma moça em V.N. Famalicão mas só suspeita.

lidiasantos almeida sousa disse...

ESTÁ FAZER CONFUSÃO. cavaco RECEBEU DA CEE BILIÕES DE CONTOS PATA ACABAR COM A AGRICULTURA, INDUSTRIAIS E PESCAS, EM TROCA SERIA UMA COLÓNIA DE GERIAS PARA REFORMADOS RICOS.PARA TER PESSOAL CAPAZ E MONTOU UM SISTEMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL SEMI ANALFABETOS.ENTREGOU A GESTÃO O DOS MILHÕES AO AMIFGO E COMPADRE OLIVEIRA E COSTA, o resto pesquise e veja o que foi feito sos milhões~ quem parte e reparte dica com a maior parte DO dinheiro, O que se refere foi um surto que a organização mundial DE saúde chamou de FEBRE DAS vacas loucas. oS AMIMAIS ESTAVAM , DE PÉ, CAIAM COM TREMORES E JA NÃO SE LEVANTAVAM. . SEMPRE AO SEU DISPOR.

A obscenidade do jornalismo televisivo