segunda-feira, janeiro 30, 2012

A vergonha escondida

A Senhora dona Judite de Sousa foi visitar duas "idosas", para mostrar aos telespectadores da TVI como vivem os idosos em Lisboa. Uma delas acamada, provavelmente entrevada, que manifestou à jornalista o desejo de ir à televisão e falar ao primeiro-ministro. Como a jornalista lhe disse que podia dizer o que quisesse porque já estava ali a televisão, a senhora lá disse que "aumentaram a luz; aumentaram a água; aumentaram o gaz; subiram os remédios", etc etc.
A jornalista e o repórter de câmara mostraram a senhora deitada no quarto e falaram com duas voluntárias de serviços da autarquia que ali vão regularmente para essencialmente "falarem " com a senhora acamada. Esta diz que é isso que gosta porque lhe faz muito bem.
Outra senhora idosa, ouvida, não entrevada e menos reinvindicativa mostrou resignação ao indicar a saca de remédios que tem de tomar, todos os dias. E que encareceram.
A senhora dona Judite de Sousa, jornalista e professora de jornalistas, pretendeu com esta pequena reportagem onde falou com as pessoas como quem fala com atrasados mentais, com aquele ar de Fátima Campos Ferreira, preencher espaço informativo a propósito dos idosos que morrem sozinhos na capital e lá se comoveu com o desfiar do rosário de amarguras das duas idosas. E assim acabou a reportagem.
Poderia ter dito às duas idosas que recebem todos os meses menos que o salário mínimo para as suas despesas, que ganha na tv privada e antes na rtp pública, mais de 15 mil euros por mês, para que as notícias que escolhe habitualmente não incomodem demasiado o poder político que estas políticas permite e esta situação criou. Isto nem é demagogia alguma, apenas a realidade nua e crua.
Poderia ter-lhes dito e perguntado o que pensavam disso.
E ouviria então o que deveria ouvir: que era uma vergonha...

Aditamento:

Só agora ( na hora de almoço) fui ver o programa Olhos nos Olhos em que Medina Carreira cita este blog, a propósito das sociedades de advogados. Não chegou a enunciar o que leu, mas referiu-se ao blog- "V. não conhece o Portadaloja?"- dirigindo-se à apresentadora Judite de Sousa. E esta: "Eu não. Tenho mais que fazer do que andar a ver blogs..."

Ahahahahah!
D. Judite ( se acaso arranjar tempo para ler o sítio): quando escrevi o postal não tinha visto o programa ( minuto 35:26). Por isso não leve a mal o meu empenho contra si. É por bem e para tentar desmistificar o jornalismo que faz e pelos vistos ensina. É mau jornalismo, mas tem a vantagem de nos proporcionar destes momentos bem humorados.

40 comentários:

zazie disse...

Pois é uma vergonha.

E não são estas imbecis quem se atreva a fazer uma reportagem a sério acerca disso.

Fazendo-a, era capaz de se perceber como por cá ja se passa o que também vai por Inglaterra-

Os nossos velhos- os protugueses- a viverem em condições indignas (em Londres chegam a morrer de frio) e a não faltar bairros e RSIs para quem tem ONG de minoria.

zazie disse...

Em Londres nem são bairros- são moradias de luxo mas só as tem quem tiver causa de "Direitos do Homem e entrar nos parâmetros de poder haver "discriminação".

Os nossos velhos vivem em situações indignas, nas tais casas a caírem aos bocados e sei por também ter relatos directos dessas raparigas que fazem apoio domiciliário.

Contaram-me coisas que nunca imaginei ser possível.

zazie disse...

Mas estas sujeitinhas andam a trabalhar para a agit prop partidária e não há quem lhes dê uma corrida em directo.

rita disse...

Medina Carreira acabou de referir este (óptimo) blogue :-))

smdsm disse...

Pois ... e foram os ordenados de todas as "judites de sousa" na televisão publica, ( e não só claro...) que contribuiram para o estado a que este país chegou. Já agora a dona judite é inqualificável!

zazie disse...

Verdade? o Medina Carreira falou do Portadaloja?

Diga lá onde, sff, para eu enviar a um fã do MC a quem recomendo o Portadaloja

":O))))

josé disse...

Falou? É porque não leu este postal...ahahahah!

The Danish Portuguese Guy disse...

Se calhar é porque leu! Eu vim cá porque vi o programa do Medina

rita disse...

É verdade mesmo. Referia questões sobre advogados e eu acho que ele o elogiou (implicitamente) :-)

Unknown disse...

E alguem faz um comentário ou levanta uma discussão sobre o dinheiro, os seus malefícios crescentes,desde que existe,sobre os mais carenciados sobre a possibilidade de acabar com ele?Não se atrevem, falam em impossíveis, em coisa de lunáticos, em fantasia? E quantos impossiveis se resolveram e se realizaram, quanta fantasia se concretizou, quantos lunáticos descobriram maravilhas?
albertoquadros@netcabo.pt

Unknown disse...

E alguem faz um comentário ou levanta uma discussão sobre o dinheiro, os seus malefícios crescentes,desde que existe,sobre os mais carenciados sobre a possibilidade de acabar com ele?Não se atrevem, falam em impossíveis, em coisa de lunáticos, em fantasia? E quantos impossiveis se resolveram e se realizaram, quanta fantasia se concretizou, quantos lunáticos descobriram maravilhas?
albertoquadros@netcabo.pt

zazie disse...

AHAHAHAHAHAHAHAH

O José anda com a veia toda.

Floribundus disse...

esta é a verdadeira imagem do presente e futuro do estado social iluminista europeu

morte lenta e sem esperança

Karocha disse...

Falou sim José, acabei de ouvir, acerca do seu post sobre as sociedades de advogados.

Gallagher disse...

Nada feito. O link http://linoavac.no.sapo.pt
não funciona.

Portas e Travessas.sa disse...

Se o (bi) Dr. Carreira, não conhecia o blog do José da Loja . isso quer dizer, que passou este tempo todo a lêr a revista Maria.

Este blog, gosta da contradita, por isso, cá ando - enquanto não fôr despedido com, ou sem justa causa - sou um mero operário da
construção cívil.

Portas e Travessas.sa disse...

O Banco do sr. Costa - surpreende com novos investimento - foi o golf, é a equitação - fala-se, que o dito cujo, vai financiar o jogo da laranjinha - com tantos financiamentos, por este andar, qualquer dia fecha a mando patrôa Alemã

zazie disse...

O José gosta de contraditório e defende a liberdade de expressão.

No caso do Aparvalhado há-de ser pelo segudo motivo e mais por caridade que o deixa palrar à vontade.

Portas e Travessas.sa disse...

Zazie,

Agradeço-lhe o seu distinto comentário - mas não é original, diga-se.

Somos um País de "palradores", e eu não fujo à regra. - está na massa do sangue, o que se pode fazer? - todos temos as soluções no bolso e eu, por outro lado, tenho as dúvida.

Guardo de V.Exª a franquesa - mas de mim, pode guardar admiração.

Kaiser Soze disse...

Foi o Medina que me trouxe até aqui, ontem, e ainda bem que o fez.

A exploração da dor dos outros é colocar uma segunda de mão na vergonha que já cobre a situação em si. Não é novo, muito menos para a TVI, mas, infelizmente, somos o povo que abranda face ao acidente na outra via....

Quanto ao que a Judite ganha, interessa-me menos - até porque não tenho conhecimento suficiente para avaliar se é cortesã do regime - até porque incomoda-me o que eu não ganho e não o que ganham os outros...desde que o façam legitimamente.

zazie disse...

Mas será que não entendem que isto está na bancarrota e se anda a cortar em tudo o que é funcionalismo público e se mantêm parasitas pagos a peso de ouro em extensões do Estado?

A questão é que a RTP é estatal. Como se permite ordenados destes numa empresa paga por todos nós e, ainda por cima, deficitária?

E quem diz na tv diz no resto. A começar pelas gestões hospitalares e a acabar nos buracos orçamentais de sinecuras e encostos, como esse dos pareceres judicais.

zazie disse...

Anda tudo a toque de caixa, é o que é.

Nem pensam. Agora é a moda flash-

indignação mais rápida que a luz. Pensamento é coisa demasiado demorada.

zazie disse...

Ora estas palonças, pelos vistos (que nem vi) foram a casa de duas velhotas para daí deixarem a mensagem dos efeitos dos cortes e aumentos.

Quando é anedota face ao problema dos velhos que é demasiado antigo e falta de vergonha para quem vive de mordomias estatizadas.

Não se trata de não existir liberdade informativa por serem mal pagos. Trata-se do inverso- por serem demasiado bem pagos para taparem.

zazie disse...

Mas isto tem piada. Caiu aqui tudo "por ter dado na tv".

Daqui a nada aparece o outro a queixar-se dos juízes por efeito de dor nas hastes

ehehehe

Esse tem muita piada. Nunca mais recuperou do adultério e a culpa é da justiça.
":O))))))

Karocha disse...

zazie

O Pais está na bancarrota, mas continuam a gastar à tropa forra!!!

Anónimo disse...

Hoje já me perguntaram se conhecia o blog da "porta não sei do quê", a que Medina Carreira se tinha referido. Claro que a D.Judite não conhece porque ela vive, como muitos outros jornalistas, dentro de um aquário de onde apenas jorra Água da Lusa. Os peixinhos que nadam nessas águas estão sempre muito limitados na percepção que fazem da realidade do mundo.

Streetwarrior disse...

Boas José.
Boa publicidade por parte do Dr.Medina, pois no que respeita á qualidade do Blog, quem o ler, se for honesto para consigo mesmo, perceberá que é bom.
Agora isto também trás o lado negativo que é o da exposição do que aqui denuncia.
Se aqui há tempos, "algo misterioso " aconteceu com o Porta da Loja onde o José se viu á toa para entrar, não seria de admirar que os " poderes na sombra " ao lerem o que o José escreve da Sociedade de Advogados Servulo,Morais leitão,Judices e outros tantos que parasitariamente se alimentam com os seus pareceres,leis feitas á medida do futuro próximo pelos seus juristas etc...prepare-se, pois não me admirava nada que aí viesse BOMBA.
Carrega José...Chegue-lhessssssss.

Resistir//recusar
Streetwarrior

hajapachorra disse...

Anedótica é a sondagem que o Púbico chapou agora no seu quiosque: «Acha que Vítor Gaspar deve demitir-se depois das críticas de apoiantes de Cavaco Silva à política que consideram ser ultraliberal do ministro das Finanças?
* 1 - Sim * 2 - Não».
Essa Dona Sãozinha ainda é mais tola que o pobre Judite.

Karocha disse...

Street

Ele há um programa para gravar blogs, o meu está todo gravado se o José precisar eu enviou, é gratuito e está na net!

Streetwarrior disse...

Sim, o José já devia/eria ter pensado em fazer um BackUp ao Blog.
É que ele há coisas muito estranhas por este Portugal.
Se aos Coisas somem do Portal do Governo....o que represnta um qualquer "Portadaloja".
Pevides....pevides..sei lá,coisa para 2 ...3 telefonemas no máximo.

Karocha disse...

Street

Estamos a falar do mesmo programa?

Zé Luís disse...

jose, também ouvi hoje por acaso na reposição do programa. Não sei a razão da menção ao PdL, mas ele falou e a pobre judite 1ª dama da Linha disse o que disse.

É uma parola armada em inteligente mas que dá dó vê-la parva e basbaque e ignorante a ouvir MC.

Há dias ouvi-a tolinha e aflita espantada quando MC lhe disse que a reforma dela iria cair para metade. Há mais de 10 anos que venho dizendo a amigos nem contar ter reforma alguma e a parva não faz ideia da fragilidade da SS.

E sde ela não lê blogs já se tinha percebido ao não saber nada da Licenciatura do só cretino. Se lesse o blog do ABC a propósito não tinha feito a triste, pindérica, ignorante e freteira figurinha idiota na ntrevista ao dito cujo na rtp, ela e o idiota do zé alberto do carvalho. Ambos passaram para a tvi e já se percebe que a informação institucional privilegiada de submissão da Informação mudou-se com eles da rtp para a tvi.

pobre coitada

Wegie disse...

A licenciatura da D. Judite foi efectuada na FLUP. Sá na cadeira de Pré-História chumbou 7 vezes. Aquela coisa dos Australopithecus metia-lhe muita confusão na crica.

zazie disse...

Mas o hajapachorra tem razão. A sondagem da Sãozinha é surrealista.

A maluca inventou um não-caso e ainda o leva a votos.

ahahahahahah

Manuel Vessadas disse...

Parabéns José pelo trabalho. Leio-o sp com gosto apesar de admitir que nem sempre acompanho as polémicas porque estou por fora de algumas polémicas. Lendo-o fico mais conhecedor.
Quanto à reportagem sobre as velhas e as "acompanhantes" das velhas, é pura exposição mediática da miséria humana. Resolver-lhes os problemas, limpar-lhes o rabo...está quieto...
Gentinha de mierda.

Zé Luís disse...

wegie, ela não encaixava na crica?

olhe que a língua portuguesa é muito traiçoeira. e é claro que o careca não tem pedalada para aquilo.

hajapachorra disse...

Vou dizer isto agora sem ser de forma crua: a Jojó atingiu o seu pico intelectual a jogar trivial pursuit... for dummies, na lusa apenas.

Karocha disse...

Pois José
Se a Drª Judite de Sousa,andasse na blogosfera aprendia muito, por exemplo consigo que faz serviço publico,com o Aventar que ao traduzir o memorando da Troika e, pedindo a economistas que soubessem inglês para ajudar nos termos técnicos, talvez aprendesse algo.

zazie disse...

Essa do Memorando foi das coisas mais engraçadas.

Ninguém leu. Andava tudo com a pica eleitoral e agora fazem-se muito admirados com uma série de tretas que já vinham no Memorando.

bruno disse...

Essa Judite na minha opinião é uma pobre incompetente, que fora de Portugal ninguém, em nenhuma televisão lhe pagariam um cêntimo por ela. Digo eu que vivi no estrangeiro mais de metade da minha vida. É incompetente porque nem sabe entrevistar, nem conhece os temas, nem sabe moderar. A pobre mulher em frente do Medina Carreira quer dar a ideia que ela também sabe de economia,de finanças, sabe de tudo.Ridiculamente quer ser protagonista ( não é esse o seu papel ) e tem uma atitude agressiva, algumas vezes infantil outra patetices. Ou seja, não sabe entrevistar nem moderar. Não me surpreende nada, desde que regressei a Portugal o normal é a incompetência, a banalidade, o oportunismo…..Logicamente e tristemente agora temos o que temos.. miséria .

A obscenidade do jornalismo televisivo