quarta-feira, novembro 26, 2014

Mário Soares: similis cum similibus

Observador:

Mário Soares assumiu a defesa mais acérrima de José Sócrates até ao momento, depois de uma visita de mais de uma hora à prisão de Évora. “Todo o PS está contra esta bandalheira”, disse o fundador do PS, acrescentando que a operação Marquês “não é outra coisa que não seja um caso político” e que “todo a gente acredita na inocência do ex-primeiro-ministro” – “menos o senhor”, referência ao jornalista que lhe dirigia uma pergunta.

“Isto é uma malandragem daqueles tipos que atuam mas que que não fizeram nada”, disse o ex-Presidente, referindo-se indiretamente à investigação. “Isto não tem nada a ver com os socialistas, tem a ver com os malandros que estão a combater um homem que foi um primeiro-ministro exemplar”.


A propósito destas coisas  será bom recordar que Mário Soares tem apoiado activamente bandalhos ao longo dos anos.

Já se "atravessou " por Bettino Craxi, quando este se "evadiu" para a Tunísia e até o foi visitar quando era presidente da República. Toda a gente o desculpou porque os jornalistas também o fizeram. Mário Soares pagou do bolso dos portugueses viagens e viagens por todo o mundo por onde viajou a jornalistas que depois não o criticavam. Comprou-os e muitos deixaram-se vender.

Depois defendeu o inoxidável Andreotti, quando ninguém na Itália o fazia.

Agora esta vergonha para as instituições democráticas. 

Porque é que o faz? Simples: é da mesma laia.

Há uma pergunta que os jornalistas devem fazer a Soares: quanto paga à enfermeira que o costuma acompanhar diariamente, nos tempos que correm? Segundo se diz serão cerca de 10 mil euros por mês, mas a filha pode confirmar. É assunto da vida privada? Pode ser mas Soares está sempre a meter-se onde não é chamado, pelo que deve suportar essa intromissão.

Por últimos: este bandalho, porque se comporta como tal, ofende as instituições judiciárias do país e nada de nada lhe acontece. Da última vez que ofendeu as instituições democráticas que jurou defender enquanto presidente da República, foi aquando de um encontro com Isaltino de Morais a quem passou um atestado de inocência depois de este cumprir a pena.
Agora procura activamente politizar o exercício da justiça relativamente a um correligionário cujos rabos de palha são tantos que cobririam este desgraçado. Perdeu a cabeça porque anda atoleimado ou o caso terá outros contornos? Esta repristinação da famigerada tese da cabala irá replicar-se neste PS?
Será muito mau sinal, mas esperemos para ver. Em dez anos o povo português aprendeu algumas coisas sobre o PS, neste aspecto. E sobre a justiça também. Veremos por isso o que isto dá.

Curiosamente, aquando do caso Casa Pia andou mudo e quedo durante anos. Nada falou, como agora o faz. Fê-lo depois, quando o processo tinha serenado, para atacar os poderes públicos da investigação. Nada lhe sucedeu. 
É altura de lhe perguntarem porquê. E talvez Carlos Cruz saiba melhor que ninguém...

19 comentários:

Floribundus disse...

É uma malandrice que lhe estão a fazer [a José Sócrates].»

«Toda a gente acredita na inocência dele.»

«[Este processo] Não é outra coisa que não seja um caso político.»

«Todo o PS está contra esta bandalheira.»

Mário Soares (há pouco, à saída do estabelecimento prisional de Évora)

Jagsy disse...

Este homem, por muito senil que esteja (e os indícios são evidentes), não mais revela do que toda a soberba que sempre o caracterizou. Considera-se, e é por muitos considerado, acima de todo e qualquer poder ou regra. E é por isso que sempre nos brinda com estas tiradas típicas de um tirano sem trono.
Só é pena que esta gente teime em se revelar sempre depois de ter "servido". Tivesse piado antes e porventura o seu destino seria outro.

Unknown disse...

"Porque é que o faz?"

Uma demonstração de poder e manobra de intimidação.
MS é o dono do regime e gosta que isso fique bem claro na mente de todos.

Miguel D

josé disse...

Alguém vai ter que lhe dizer que vai nu...

joshua disse...

Mário Soares está sem filtro porque está velho e tudo lhe sussurra o fim. Por isso, mostra-se mais insuportável, insolente e podre que um tirano africano qualquer. Um nojo. O chão é-lhe muito mais viscoso.

S.T. disse...


«Politizar o exercício da justiça» sempre foi a marca d'água do Partido Socialista .

Lamas disse...

Todas as declarações são no sentido de atacar a justiça e defender o senhor Sócrates. Só que há mais 3 arguidos, dos quais 2 detidos.
Os 4 são acusados dos mesmos crimes. E então não há quem os defenda? Também serão injustas as penas de coação aplicadas? Só pelo facto do senhor ser ex-PM tem que ser honesto e os outros não?

Luis disse...

Este país está tão mau servido que teve um PR deste calibre. E repetiu a dose; só quando nos quis enganar pela terceira vez é que foi posto no lugar. Ele e a sua gente não vão ficar por aqui. Esperemos pelo que aí vem. Só espero que essa gente não esteja de tal forma infiltrada que tenha subservientes entre as gentes da justiça que se prestem a desconstruir a verdade para mascarar a mentira, a fraude e a pouca vergonha.
A ver vamos até onde vai esta gente dita democrata

Paulo Ferreira disse...

E afinal o Presidente vai fazer a vontade ao Ascenso Simões e condecora o presidiário ou não?

Lamas disse...

Está `avista de todos porque é que o Presidente não condecorou a personagem. Não era por antipatia pessoal.

Luis disse...

Quando MS diz que todo o PS está contra esta bandalheira refere-se aos disparates que tantos têm andado a propalar, a começar por si? E fala como "capo" de alguma organização mafiosa? E o PS admite que ele se intitule seu porta voz para tanto disparate?

JC disse...

Virá António Costa demarcar-se das palavras ditas hoje por Mário Soares, que se referiam expressamente ao PS?

Maria disse...

Este traidor e ladrão de alto coturno mais o seu gangue d'igual calibre, responsáveis máximos pelo assalto às toneladas de ouro e divisas do Banco de Portugal, fora o roubo contínuo e declarado que este bando de mafiosos tem vindo sucessivamente a praticar ao erário público desde Abril de 74 até hoje, com a maior das desvergonhas e uma impunidade absoluta, só foram concebíveis pelo apoio e protecção totais recebidos desde sempre pelo sionismo mundial ao qual pertencem como sócios vitalícios.

Só falta a este presidiário, após uns mesitos de cárcere para mostrar ao povo que vivemos em 'democracia', sair em beleza da prisão e a ser levado em triunfo seguido de dezenas de automóveis, carregados de apaniguados, em fila indiana até à Assembleia da República e uma vez lá chegado ser recebido em delírio, aos vivas e aplaudido com abraços apertadinhos e muitas palmadinhas nas costas, após o que seguir-se-ão catadupas de notícias em parangonas em todos os jornais vendidos ao sistema, a anunciar a 'tremenda injustiça' de que foi alvo ao terem prendido (imaginem o despautério!) um político 'impoluto e completamente inocente' das atoardas que lhe são imputadas, afinal trata-se de um 'herói' que tanto fez pelo país e que depois de tanto esforço denodado em prol da Nação querida, acabou preso injustamente e "sem julgamento!!" (palavras de Soares). Isto não se faz a um político honesto e inocente, trata-se de uma tortura intolerável e indesculpável...

Pois, isto seria em abstracto o que lhe fariam (farão?, sabe-se lá, com esta gente sem escrúpulos de que ele próprio é o seu epígono por excelência, nunca fiando) tal como o fizeram ao 'inocente' e, segundo testemunho dos jovens casapianos, então crianças, abusados sexualmente pelo pedófilo declarado Paulo Pedroso, cuja recepção triunfal em plena A.da R. por António Costa, Ferro Rodrigues, Manuel Alegre, Almeida Santos, Vera Jardim, Jaime Gama e inúmeros crápulas outros, após ter sido 'libertado', coitadinho dele, de uma penosíssima reclusão.
O espectáculo que se irá seguir, com a mise-en-scène prèviamente montada para livrar Sócrates da prisão, vai ser lindo de se ver.

choldra disse...

Até é bom que este biltre diga coisas deste calibre. Só acaba por se queimar a si próprio e retirar hipóteses do monhé em vir a ser 1.º ministro. De cada vez que abre a boca são tiros no pé e dos seus correligionários.

S.T. disse...



Assino por baixo o que disse o choldra .
Desde que o Costa telefonou ao Guerra que não via uma stand up comedy tão boa.
É olhar para a cara divertida dos jornalistas , acho que nem eles esperavam por um momento de humor assim...

:)

foca disse...

Este individuo foi presidente 10 anos, PM várias vezes e o outro meia dúzia a chefiar governos.

Agora perguntem-se lá porque é que estamos como estamos?

A esta altura até o Santana Lopes me parece do melhor!

BELIAL disse...

Coitado do gajo.
O raio da enfermeira não lhe ministra os pingos a tempo e horas... vai daí descuida-se e sai diarreia verbal.

Dantes era só verborreia.
Infelizmente, foi caindo, foi caindo...

Vá la que as cuecas ausónia não deixam que cheire...

Ó joão vê lá isso, bota-me a mão nesse cangalho.

foca disse...

Segundo os malandros dos jornalistas, não há visitas às 4ªf.
Para o velho abriram uma excepção.

Se tivesse lá um amigo ou familiar ia lá todas as próximas 4ªf e chamava as televisões.

Unknown disse...

E pensar que daqui a uns anos o aeroporto de Lx vai ter o nome do D. Corleone... Paris tem o "De Gaulle", NY o "JFK", Roma tem o "da Vinci", Mais valia o Vale e Azevedo.

Miguel D

A obscenidade do jornalismo televisivo