segunda-feira, janeiro 02, 2012

O óbvio que grita

A notícia é do Correio da Manhã de hoje, assinada por Eduardo Dâmaso e Sérgio Azenha que obtiveram a informação de "fontes conhecedoras do processo". Ou seja, violadores de segredo de justiça, da PJ ( mais do que provável) ou do MºPº. Seja como for, esta violação de segredo de justiça é nada. Não prejudica a investigação e apenas prejudica a imagem de Isaltino Morais, se entendermos que essa imagem ainda continua impoluta depois de tudo o que se sabe e não está em segredo de justiça, mormente as contas na Suíça do sobrinho taxista.

A informação relata o chamado óbvio ululante ( expressão brasileira salvo erro da autoria de Nelson Rodrigues). Isaltino é o que é. A investigação criminal em Portugal continua a ser o que foi e a opinião pública o que tem sido.
Tudo uma vergonha.
Por causa de tudo isso, Isaltino está agora num beco. Mas há sempre uma saída, "por cima", desde que haja dinheiro para pagar advogados, recursos e expedientes dilatórios. A justiça, em Portugal também vive disso, o que é uma outra vergonha a acrescer àquelas.
Se a opinião pública fosse diversa daquilo que é, Isaltino, depois do episódio do sobrinho taxista nunca mais se candidataria à autarquia. Se a investigação criminal fosse diversa daquilo que é, Isaltino teria muita dificuldade em explicar uma situação que de tão óbvia, grita pela verdade aos olhos de toda a gente. E se a justiça fosse coisa diversa, com leis substantivas e adjectivas adequadas, mesmo com todas as garantias, Isaltino não sairia por cima de coisa alguma, sem antes prestar contas do que fica por baixo.

9 comentários:

Floribundus disse...

há emigrantes em França que não são investigados e com contas mais bem recheadas

continuamos em Porto da Ovelha

'até quando ó catilina ...'

Carlos disse...

É o chamado país isaltinado!

Portas e Travessas.sa disse...

Como era imaginável e eu escrevi por aí - o BPP está resolvido com dinheiro do nossos impostos.

O BPP é um banco privado em que o Xico Balsemecas ex presidente do psd é o maioral.

Tudo gente de bem e de trabalho

Portas e Travessas.sa disse...

O BPN foi vendido as Angolanos por 45 milhões - solução encontrada pelo Paul Joseph Goebbels

Necessitas caret lege.



Necessitas caret lege.

Portas e Travessas.sa disse...

Tudo gente séria e de trabalho - um, foi para Madeira, outro, foi para Braga - O Portas está de férias, em permanência -

O Coelho foi para a caça?


Assembleia da República de férias até 3 de Janeiro, férias do tipo escolares, digo eu

“Estávamos a precisar de descansar um pouco”, diz a Senhora Presidente.

Posto isto, fecharam o "estaminé" - abrindo para negócios correntes no próximo 9

AAA disse...

Tudo feito na mais estrita legalidade. Palavra de maçon e com parecer favorável do Tribunal da Relação.

Wegie disse...

"Por causa de tudo isso, Isaltino está agora num beco." WRONG!!!Por causa de tudo isso, a justiça portuguesa está agora num beco.

josé disse...

A Justiça está onde sempre esteve: na Verdade. Se o aparelho de Justiça pode ou não aceder a tal ontologia isso já é outra conversa. Mas...a antonomásia não é apenas um jogo de palavras porque a Justiça, neste caso, é condicionada pelas leis. E quem as faz não é a Justiça, mas outra entidade. Precisamente aquela que anda de costas voltadas para a Justiça...

Carlos disse...

De acordo. Já aqui exprimi idêntica opinião.

Megaprocessos...quem os quer?