terça-feira, abril 01, 2014
Pagamentos por conta, em 1975
Em 13 de Janeiro de 1975, Portugal, através do Almirante Rosa Coutinho, do "Governo de Angola" ,pagou ao MPLA de Angola, a importância de 6. 600.000$00. Razão? Ora, ora. A independência de Angola foi em Novembro de 1975 e para lá chegar o "Movimento" precisava de fundos, ora essa.
Assim, Portugal pagou seis mil e seiscentos contos por conta de "despesas". A foto supra, com um garboso Rosa Coutinho a cumprimentar alguns figurões, nessa época e ainda poucos meses antes considerados "terroristas", saiu deste blog, com muito interesse e que mostra alguns heróis nacionais- os militares que lutaram no Ultramar- que ficaram por conta própria.
As "despesas" eram assim explicitadas no documento abaixo mostrado:
"despesas efectuadas pelos serviços de segurança do referido Movimento com a manutenção e controlo de harmonia com o despacho do Exº Secretário de Estado do Planeamento e Finanças de 31.12.74, conforme distribuição nº 283 que como justificativo se arquiva nesta Direcção".
O Expresso de 30 de Agosto de 1975 contava a história. Por cá o Secretário referido de Estado do Planeamento e Finanças, do II Governo Provisório de Portugal era o inefável e muito competente Vítor, o Constâncio. Por lá, pelo Governo de Angola não sei. Será que tinha autonomia financeira?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)