sábado, fevereiro 06, 2010

A face visível da Justiça


"As notícias publicadas afectam claramente a imagem de Pinto Monteiro e Noronha Nascimento, e consequentemente a imagem das instituições que presidem. Pelo que conheço dos dois, não será isto que os levará a sair dos cargos que ocupam. Vão, acredito, remeter-se ao silêncio. Mal, do meu ponto de vista." - Guilherme da Fonseca, juiz-conselheiro jubilado, percursor do sindicato do Ministério Público, de que foi magistrado durante a maior parte do seu tempo profissional. Ligado à esquerda e eleito para o Trib. Constitucional por indicação dessa área política. Declarações prestadas ao "i" de hoje.

Segundo o mesmo jornal, o PGR, Pinto Monteiro, em comunicado de ontem, garantiu que "não altera absolutamente nada do que decidiu nos despachos a propósito proferidos, por não existir fundamento juridico para tal." Mas adiantou que mandou abrir inquérito para "retirar consequências jurídicas da divulgação do despacho e das escutas, pela comunicação social."

O presidente do STJ, Noronha Nascimento, remeteu-se ao silêncio. Mandou dizer que "só amanhã ( hoje) terá acesso à noticia do Sol. E por isso só para a semana que vem dirá alguma coisa".
Este, quarta figura do Estado, nem percebe a figura a que se remete. No dia anterior disse publicamente que não tinha dados para se pronunciar sobre a corrupção e que era incapaz de a avaliar. Agora, ainda não leu o jornal...

A foto acima, mostra o momento da entrada das duas figuras, mais outra ( e outra falta ainda ,mas já saiu entretanto para um escritório de advocacia, não revelado publicamente), na sede da Ordem dos Advogados, no passado dia 8 de Setembro de 2009 ( 15 dias antes das eleições legislativas). Para tratar assuntos de justiça e "buscar entendimentos para o sector" ( sic), como por aqui se deu então conta.

7 comentários:

Mani Pulite disse...

DEMISSÃO E PRISÃO PARA SÓCRATES,MONTEIRO E NORONHA.É O CASTIGO EXEMPLAR QUE OS PORTUGUESES EXIGEM PARA QUEM CONSPIROU CONTRA A DEMOCRACIA E AS LIBERDADES PUBLICAS.

Anónimo disse...

Noronha do Nascimento e Pinto Monteiro podem ser grandes técnicos de justiça, mas não devem ter a mínima ideia do que hoje representam para a generalidade do povo português que não depende do PS para sobreviver. Ou então entendem que as suas pessoas são mais importantes do que todos nós juntos.

zazie disse...

É verdade. esta fotografia é histórica.

O José até gozou que devia ser uma reunião para se conhecerem.


":O))))

Mal sabíamos nós.

Karocha disse...

Pois!!!

Unknown disse...

O trio Cocó,Ranheta & Facada da "justiça" ceste caneiro a céu aberto...

lusitânea disse...

O espelho da justiça.Limpem-no!

Karocha disse...

lusitânea

Já somos duas!
Eu faço o que posso.

A obscenidade do jornalismo televisivo