quarta-feira, dezembro 07, 2011

A verdadeira crise da justiça, enésimo exemplo

Daqui:

Ministério Público sente-se «asfixiado» pelos pagamentos que tem de fazer à Polícia Judiciária.

O Ministério Público (MP) passou a pagar à Polícia Judiciária (PJ) por todos os exames e perícias requisitados durante uma investigação. Segundo a directora do DIAP, Maria José Morgado, disse ao «Correio da Manhã», a nova tabela de pagamentos «asfixia o MP e mata a investigação criminal».

A medida vem do anterior Governo e tem agora aplicação prática. A despistagem de escutas telefónicas, por exemplo, tem um custo de 306 euros por hora. Morgado reconheceu que esta realidade faz com que o seu departamento já esteja «a pedir menos perícias», limitando o seu alcance.

As perícias e exames a equipamentos informáticos e de telecomunicações têm um custo de 72,42 euros por hora. Também a extracção de fotogramas com CD ou DVD incluídos passa a custar 72,42 euros por hora.

TVI24 07-12-2011

Coisas como esta dão-nos a imagem mais aperfeiçoada do mal que os governos de José Sócrates fizeram à Justiça. Deliberadamente.

Aditamento: Talvez seja preciso corrigir alguma coisa na notícia e escrevo por dedução. Não me parece que seja a PJ quem reclama pagamentos dos custos de análise e exame a equipamento informático e de telecomunicações. O problema é que o conteúdo dessas comunicações provavelmente será alvo de "outsourcing", ou seja de encomenda a entidades privadas para fazerem o trabalho que deveria competir à polícia que não terá meios para tal.

É esse o problema, a meu ver e é por isso que as opções políticas de esvaziar de fundos as entidades públicas redunda no enriquecimento de alguns privados. É um sistema de vasos comunicantes que de socialista tem nada e de ultra liberal tem quase tudo. E quem o gizou foram os socialistas.




4 comentários:

Vitor disse...

Para quem tinha alguma dúvida sobre os intentos dos governos Sócrates quanto à tentativa de impedir ou dificultar (mais ainda) a vida ao MP na investigação criminal, esta é a prova provada. Exigir que o MP pague pelas pericias requeridas ao laboratório de polícia cientifica é uma aberração. Não tarda serão os OPC's a enviar também ao MP a factura pelos meios empregues na investigação e as horas gastas na mesma.
Mais do miserabilismo que é a politica nacional

bruno disse...

E aos que agora estão no governo esta lei ( da canalha do socrates ) lhes interessa muito. Tudo o que seja para dificultar as investigações da policia e a acção da justiça serve a todos eles e muito bem. Eles já se estão fazendo à ideia que assim as coisas da corrupção já eram fáceis para roubar o povo assim com a lei do Socrates ainda é muito mais fácil. Obviamente nem o incompetente de Boliqueime denegou nem este governo revogou a lei . Era de esperar, a canalhada é toda a mesma. E aos canalhas que agora estão no governo esta lei ( da canalha do socrates ) lhes interessa muito. Tudo o que seja para dificultar as investigações da policia e a acção da justiça serve a todos eles e muito bem. Eles já se estão fazendo à ideia que assim as coisas da corrupção já eram fáceis para roubar o povo assim com a lei do Socrates ainda é muito mais fácil. Obviamente nem o incompetente de Boliqueime denegou nem este governo revogou a lei . Era de esperar, a canalhada é toda a mesma.

Wegie disse...

306? Faço isso por metade do preço. Pf contactar através cx de comentários deste blog.

josé disse...

Deve ser por causa do IVA...

Um Abraço ao poder local em Arroios...