quarta-feira, dezembro 07, 2011

A verdadeira crise da justiça, enésimo exemplo

Daqui:

Ministério Público sente-se «asfixiado» pelos pagamentos que tem de fazer à Polícia Judiciária.

O Ministério Público (MP) passou a pagar à Polícia Judiciária (PJ) por todos os exames e perícias requisitados durante uma investigação. Segundo a directora do DIAP, Maria José Morgado, disse ao «Correio da Manhã», a nova tabela de pagamentos «asfixia o MP e mata a investigação criminal».

A medida vem do anterior Governo e tem agora aplicação prática. A despistagem de escutas telefónicas, por exemplo, tem um custo de 306 euros por hora. Morgado reconheceu que esta realidade faz com que o seu departamento já esteja «a pedir menos perícias», limitando o seu alcance.

As perícias e exames a equipamentos informáticos e de telecomunicações têm um custo de 72,42 euros por hora. Também a extracção de fotogramas com CD ou DVD incluídos passa a custar 72,42 euros por hora.

TVI24 07-12-2011

Coisas como esta dão-nos a imagem mais aperfeiçoada do mal que os governos de José Sócrates fizeram à Justiça. Deliberadamente.

Aditamento: Talvez seja preciso corrigir alguma coisa na notícia e escrevo por dedução. Não me parece que seja a PJ quem reclama pagamentos dos custos de análise e exame a equipamento informático e de telecomunicações. O problema é que o conteúdo dessas comunicações provavelmente será alvo de "outsourcing", ou seja de encomenda a entidades privadas para fazerem o trabalho que deveria competir à polícia que não terá meios para tal.

É esse o problema, a meu ver e é por isso que as opções políticas de esvaziar de fundos as entidades públicas redunda no enriquecimento de alguns privados. É um sistema de vasos comunicantes que de socialista tem nada e de ultra liberal tem quase tudo. E quem o gizou foram os socialistas.




4 comentários:

Vitor disse...

Para quem tinha alguma dúvida sobre os intentos dos governos Sócrates quanto à tentativa de impedir ou dificultar (mais ainda) a vida ao MP na investigação criminal, esta é a prova provada. Exigir que o MP pague pelas pericias requeridas ao laboratório de polícia cientifica é uma aberração. Não tarda serão os OPC's a enviar também ao MP a factura pelos meios empregues na investigação e as horas gastas na mesma.
Mais do miserabilismo que é a politica nacional

bruno disse...

E aos que agora estão no governo esta lei ( da canalha do socrates ) lhes interessa muito. Tudo o que seja para dificultar as investigações da policia e a acção da justiça serve a todos eles e muito bem. Eles já se estão fazendo à ideia que assim as coisas da corrupção já eram fáceis para roubar o povo assim com a lei do Socrates ainda é muito mais fácil. Obviamente nem o incompetente de Boliqueime denegou nem este governo revogou a lei . Era de esperar, a canalhada é toda a mesma. E aos canalhas que agora estão no governo esta lei ( da canalha do socrates ) lhes interessa muito. Tudo o que seja para dificultar as investigações da policia e a acção da justiça serve a todos eles e muito bem. Eles já se estão fazendo à ideia que assim as coisas da corrupção já eram fáceis para roubar o povo assim com a lei do Socrates ainda é muito mais fácil. Obviamente nem o incompetente de Boliqueime denegou nem este governo revogou a lei . Era de esperar, a canalhada é toda a mesma.

Wegie disse...

306? Faço isso por metade do preço. Pf contactar através cx de comentários deste blog.

josé disse...

Deve ser por causa do IVA...

A obscenidade do jornalismo televisivo