sexta-feira, dezembro 16, 2011

Burgueses e malteses, às vezes

Passou agora mesmo na Sic-Notícias uma conversa entre Mário Crespo e José Adelino Maltez a propósito de um novo livro deste ( estamos no Natal, é a tal coisa...), um Abecedário Simbiótico.
O título do livro suscitou a Mário Crespo interrogações sobre o significado ( não sabia o que era uma simbiose...) e a talhe de foice entrou a conversa na Maçonaria, porque o livro está eivado de referências a essa sociedade secreta.

José Adelino Maltez enunciou uma teoria interessante: somos o que somos porque somos malteses, mestiços. E o nosso percurso político, desde 1640, é feito de simbioses de ideias dispersas, incluindo as ideias da maçonaria e de outras proveniências.

O 25 de Abril, para Maltez é apenas uma fase desse fenómeno diacrónico que nos acompanha ao longo da História e só teremos sucesso como povo se integrarmos esses movimentos de ideias diversas.

Não sei se será assim ou se esta ideia é apenas mais um disparate filosófico-político. Mas que é interessante, lá isso é.

Questuber! Mais um escândalo!