sexta-feira, abril 15, 2011

A fina flor do entulho

Imagem do Sol de 15.4.2011

Estes são os banqueiro portugueses. Estão à rasca porque se endividaram demais, empanturrando-se em alavancagens. Agora precisam de 37 mil milhões ( pelo menos) nos próximos três anos.
Estes cinco banqueiros enterraram-se em dívidas, à semelhança dos portugueses dirigidos por um Partido Socialista que governou praticamente nesta última dúzia de anos.

Há um deles que descende de banqueiros que lidaram com Salazar e Caetano: Ricardo Salgado. Os pais e avôs souberam lidar com a ditadura mas não impunham regras à ditadura como este descendente impõe à democracia, incentivando despesa pública para a financiar. Parte dos nossos problemas a ele se devem. À sua cupidez natural e falta de ética de responsabilidade social e nacional. Provas?

O comunista António Vilarigues apresenta-as hoje no Público:

" Contas feitas pelo economista Eugénio Rosa ( uma espécie de Medina Carreira alternativo e sem projecção mediática, mas com maior rigor matemático- nota minha) indicam que segundo os dados do Banco de Portugal, no período 2000-2010, a dívida total líquida do país aumentou 269 por cento. A dívida líquida externa do Estado cresceu 122,6, por cento, menos de metade do crescimento da dívida do país. Mas a dívida líquida da banca e das empresas ao estrangeiro aumentou 629,2 por cento(!!!). Isto é, cinco vezes mais que o aumento percentual da dívida externa do Estado."

E continua:

" Uma das características da actual crise é a transformação da dívida privada, contraída pelo sistema financeiro com as suas trampolinices e "lixos tóxicos", em dívida pública a ser paga por todos nós. No caso de Portugal, os dados são esclarecedores. Desde 2008 ( em euros) a banca portuguesa recebeu quatro mil milhões dados pelo Governo; 20 mil milhões em avales; cerca de 7,7, mil milhões ( ou quase cinco por cento do PIB de Portugal) enterrados no BPN, dos quais dois mil milhões já aparecem nas contas públicas; cerca de 450 milhões no BPP; cerca de quatro mil milhões ( 2008 a 2010) só em juros roubados dos nossos impostos no esquema de "eu ( banco português) vou ao BCE pedir a um por cento e empresto-te a 4, 5 a 6 a 7, a 8 a 9...por cento"; para pagamento do IRC a rondar em média os 10 por cento ( quando a taxa é de 25 por cento); no OE para 2011 avales no valor de 20,181 milhões e ajudas para aumentos de capital de 9,146 milhões; lucros líquidos em 2010 iguais aos de 2009- cinco milhões de euros por dia- pagando metade dos impostos."

E pergunta o articulista comunista: " E dizem que já não aguentavam mais sacrifícios?" E acrescenta ainda: " o comissário europeu para os assuntos económicos revelou que "é quase certo" que parte dos 80 mil milhões da chamada ajuda para Portugal será canalizado para a banca portuguesa."

Dito isto talvez valha a pena acrescentar que aquela fina flor do lixo em que transformaram os seus bancos, assim considerados pelas agências de rating, merecem um castigo nacional. Não deveriam ficar impunes nesta desgraça porque são autores, co-autores e cúmplices do desgoverno da última dúzia de anos.

O dito Ricardo Salgado ainda nem há muito tempo, numa daquelas entrevistas de quem sente o rei na barriguinha cheia dizia que o primeiro-ministro Inenarrável que ainda temos, era um político aceitável e
E disse também que eram precisos os tais mega investimentos. E não foi assim há tanto tempo...
Tal como não foi assim há tanto tempo- Outubro de 2009- que em entrevista à TSF disse isto:

Ricardo Salgado considerou Teixeira dos Santos «dos melhores ministros das Finanças que Portugal jamais teve».«Na minha opinião pessoal, é muito bom para o nosso país» que continue à frente do Ministério das Finanças, no novo Governo apresentado por José Sócrates, defendeu.

Entulho, disse? É pouco. Talvez responsável directo pelo "lixo tóxico".


17 comentários:

Carlos disse...

José:

A minha orgulhosa vénia. Assim mesmo.

zazie disse...

Parabéns, José. Assim é que se faz- a verdade dos factos, antes de tudo.

Waco disse...

fuck you

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=257917

josé disse...

Fuck you too

zazie disse...

eheheh

Wegie disse...

Parabens pelo post! Muito bom!

joserui disse...

Infelizmente os banqueiros portugueses têm uma inteligência de curto prazo, como as hienas na savana, à procura da próxima vítima. Aqui a vítima é habitualmente o mastodonte estado, manietado pela sua própria política e falta de rumo.
No entanto, no caso da compra de dívida com dinheiro comprado a 1%, gostava de saber se alguém souber explicar a) porque o BCE não comprava dívida directamente se o objectivo era manter especuladores ao largo; b) se o negócio é assim tão bom, porque é que a venda de dívida nos últimos tempos foi uma autêntica farsa, assistindo-se ao próprio estado a fazer de conta que comprava e à grande fatia ir para os bancos portugueses, até finalmente declararem que não há mais dinheiro.
Por fim, algo está realmente podre no ex-reino de Portugal quando as referências (económicas nem mais) são comunistas. Não há esperança! -- JRF

Kafka disse...

Começa a ser premente que o pessoal comece a limpar e afiar os saca-rolhas

spentamanyu disse...

este mens tem é que ser exilados! para não lhe acontecer pior, tenho dito.....

zazie disse...

«Por fim, algo está realmente podre no ex-reino de Portugal quando as referências (económicas nem mais) são comunistas. Não há esperança! »

Não. Errado. O facto do que o que comunista diz estar certo, não transforma a realidade em comunismo. Se ele dissesse que o metro de Lisboa já chega à Amadora, não fazia do facto, uma realidade comunista nem se perdia a esperança por nada.

O problema é o que pode vir a seguir. Quer com quem nota e aponta estas vergonhas, como com quem as esconde. Sendo que, no caso, me parece muito mais grave que haja quem não seja comunista e as tape.

joserui disse...

"Sendo que, no caso, me parece muito mais grave que haja quem não seja comunista e as tape."
Exactamente aí que queria chegar! -- JRF

Jose Silva disse...

rr

Jose Silva disse...

Caro José,

Já agora uma informação que consta nos relatórios do banco de Portugal:

o distrito de Lisboa concentra 43% da dívida privada não bancária. O Norte inteiro não chega a 30%; Isto significa que as empresas e particulares de Lisboa estão altamente alavancados ainda para mais envolvidos na economia dos bens e serviços não transaccionáveis. Por isso é que o m2 em Lisboa é 40% acima da média nacional...

Está-se mesmo a ver que esta crise é uma crise do crony capitalism e economia dos BSNT de Lisboa.

Karocha disse...

José
Devia falar com o meu rapaz!
Bom post.

Choldra lusitana disse...

Comparando esta corja com os banqueiros do antigamente -já nem se precisa de lembrar Ricardo Espirito Santo,o nome que mais facilmente vem a memória- tudo nos actuais se dissolve na mais abjecta plutocracia e boçalidade.Sempre conseguiam aliar gosto pelos negócios e ainda assim terem um certo bom gosto.Serão sempre uns gentlemen quando postos ao lado desta desbragada rasquice que nos controla e,por interpostas pessoas,nos governa.E como se governam,lá isso se governam.

rita disse...

Que estranho...
http://aeiou.expresso.pt/medina-carreira-o-partido-do-estado-tem-seis-milhoes-de-portugueses-video=f643966

Mani Pulite disse...

OS BANQUEIROS-E A GENERALIDADE DOS GRANDES GRUPOS NACIONAIS- PARA SUBSISTIREM TIVERAM DE SE MOLDAR AO REGIME.O REGIME PELO MENOS DESDE 1995 É O PS.OS CAPOS DO PS E DE OUTROS PARTIDOS PARA REALIZAREM A SUA ACUMULAÇÃO PRIMITIVA,COMO DIRIA MARX,PRECISAVAM DOS BANQUEIROS.TANTO SE MOLDARAM UNS AOS OUTROS QUE TODOS OS VÍRUS PASSARAM DE UM LADO PARA O OUTRO.O DA BOÇALIDADE,O DA CORRUPÇÃO, O DA LADROAGEM,O DO TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS,O DA FALSIFICAÇÃO DAS CONTAS,O DA MENTIRA,O DA REPRESSÃO DAS LIBERDADES PÚBLICAS E TANTOS OUTROS QUE SE PODEM ELENCAR.TUDO PODRE E FÉTIDO.A LIMPEZA DO CHIQUEIRO OBRIGA A MANDAR UNS E OUTROS PELA SANITA ABAIXO.

A obscenidade do jornalismo televisivo