sexta-feira, julho 15, 2011

A Sombra de Olrik


A manchete do Sol de hoje é uma vergonha para a democracia. Diz que o Governo não confia no sistema de comunicação que herdou do Governo anterior. Além de confirmar o que já se sabia- que os anteriores inquilinos das instalações públicas apagaram todos os registos, em política informática de terra queimada e comportando-se como se tal coisa deles fosse- o que ficou não merece confiança ao actual governo. Não o dizendo, temem que a rede de comunicações oficial que custou um balúrdio ao erário público esteja pejada de "bugs" que permitam o controlo remoto das novas comunicações.

Isto é simplesmente escandaloso. Na Inglaterra, um esquema de escutas ilegais organizado por uma rede de jornais de Murdoch, para aumentar vendas de papel impresso, tornou-se escândalo com prisões. Aqui, uma suspeita fundada de sabotagem de uma rede de comunicações oficial, no seio do próprio poder executivo, passa como se fosse um mero fait-divers. E aposto que ninguém vai retomar o assunto que morrerá de morte natural no encolher de ombros habitual.

Os Olriks riem-se de nós? Até quando a impunidade desta cambada?

9 comentários:

JC disse...

Ou seja, temos CISCOS na nova rede telefónica instalada.

joserui disse...

José, estive a pensar neste assunto e digo o seguinte: não se pode abominar o jornalismo português por um lado e acreditar em tudo por outro.
Esta notícia não tem cabimento. Para mim o jornalismo português enferma de uma falta de credibilidade inultrapassável. Primeiras páginas destas são para vender papel.
A menos que tenha sido efectuada uma "rigorosa" investigação jornalística... terá sido?... ou foi mais uma boca que ouviram entre camarões e cerveja? -- JRF

Luis disse...

Eu também gostaria que esta noticia fosse mais uma atoarda. Mas depois de tudo o que o anterior governo de Sócrates nos habituou com a máquina que tinha instalada e com o "pretenso" apoio de outras entidades que deveriam defender a coisa publica, eu já duvido que a noticia seja sem total fundamento.
É que já ouvi falar de uma denuncia ao MP por eventual denuncia de escutas de figuras importantes do PSD antes de este ser governo.
Onde andam esses "espiões" da anterior situação?
Também já ouvi dizer que se estão a pôr a jeito para servir novos senhores.

joserui disse...

Então mais concretamente: o governo não confia nas comunicações nacionais, supostamente mantidas por organismos que tutela.
Vai daí, assuntos confidenciais comunica por gmail, um serviço de uma empresa privada estrangeira, onde é bem sabido nada se perde e tudo se armazena. Hoje está lá o Larry Page, amanhã pode estar o imperador galáctico e o Darth Vader.
Chegado a este grau menos que zero, mais valia voltarem aos estafetas e pombos correio. Devo estar a sonhar. -- JRF

joserui disse...

E só quero acrescentar mais uma coisa: não é só o jornalismo português que sofre de uma falta de credibilidade inultrapassável. Este affair Murdoch, também dono desse referencial jornalísticos que se chama Fox News, é só a derradeira prova que a era da informação é sim a era do logro instituído e global. -- JRF

Karocha disse...

http://www.publico.pt/Media/directora-executiva-da-news-international-demitese_1503070

Camilo disse...

Estou estupefacto, pasmado...
A juntar a esta "capa"... uma ministra que devia estar preocupada -e bem preocupada- com a AGRICULTURA e PESCAS... está a falar de... GRAVATAS E AR CONDICIONADO!!!
-Estamos tramados!
-Estamos lixados!
-ESTAMOS "ENTREGUES"!!!
(isto JÁ não tem conserto!)

Lura do Grilo disse...

Para o E-Mail pode-se usar assinatura digital e encriptação.

http://www.comodo.com/home/email-security/free-email-certificate.php

Mesmo que seja interceptado o Email parte já encriptado e só é descodificado pelo destinatário. Claro que o LapTOP tem que estar protegido.

Mani Pulite disse...

SE FOI CELEBRADO UM PACTO DE ENCOBRIMENTO, COMO PARECE, TUDO SERÁ PERMITIDO E NADA NEM NINGUÉM SERÁ RESPONSABILIZADO E PUNIDO .O PASSADO NÃO INTERESSA,O FUTURO SERÁ AINDA PIOR QUE O PASSADO.

A obscenidade do jornalismo televisivo