"O engenheiro Sócrates, depois de sair, adoptou uma atitude de reserva e de prudência que só o dignifica. Não tem entrado na guerrilha que lhe têm movido. (...) Imagino, perante os ataques de que tem sido alvo, a paciência e a resistência, até moral, com que ele tem encarado esta situação. e isso só o dignifica."
Vital Moreira é professor universitário praticamente desde o 25 de Abril de 1974. De Direito, Ciência Política e Constitucional, na Universidade de Coimbra, então a mais prestigiada do país. Vital Moreira avaliou, examinou, leccionou e percebe o funcionamento regular de uma universidade exigente e de qualidade. Co-anotou a Constituição que aliás ajudou a redigir quando ainda era comunista de alma e coração, defendendo um estalinismo objectivo e sem concessões.
Vital Moreira, que não é estúpido, percebe perfeitamente que a licenciatura que José Sócrates obteve na UnI é uma fraude, uma vergonha completa e só isso devia afastar qualquer pessoa de um percurso político de vulto. Mas não se dá por achado nessa pouca-vergonha. Provavelmente, acerca de Armando Vara, também um licenciado por essa universidade, deve ter opinião muito elevada e de posição correcta.
Desde 1995 que Vital Moreira é um dos 100 nomes do PS. Poderia fazer quase tudo o que entendesse na política. Preferiu ser membro das comissões de remuneração de empresas públicas, num percurso paralelo ao do seu antigo camarada de partido Pina Moura ( o qual, aliás também já elogiou este governo que está). Vital, hoje no i já diz que "as coisas não estão a sair mal ao governo". Sintomático. Aparentemente incrível, dado o estilo, mas perfeitamente compreensível.
Quem lhe arranjou tachos depois de 2005? José Sócrates e a entourage do PS que manda, evidentemente. Tachos são empregos, sinecuras, privilégios pessoais daí decorrentes e que permitem a Vital Moreira, à semelhança de outros políticos dos "100 mais", alavancar um ordenado de professor universitário ou deputado ou qualquer coisa ligada à função pública a que Vital esteve sempre umbilicalmente ligado.
Por que razão iria dizer mal daquele de quem foi apaniguado? Apaniguado é expressão forte? Só mesmo para quem ache que foi a superior categoria intelectual de Vital o motivo fundamental para o status que ostenta.