segunda-feira, maio 23, 2011

O discurso anti-jacobino

Não conhecia este senhor Professor, já jubilado. Comecei a ler o artigo no Público de hoje ( reincidi) e fui até ao fim. Está aqui o retrato impressivo , em contra-luz, de quem nos governa. Basta saber ler. Parece-me um discurso anti-jacobino, embora laico, por excelência. E por isso aqui fica, (clicar para ler) porque muito raro, nos media.

Dito de outro modo e mais explícito, fica aqui um pequeno comentário no blog Dragoscópio, a propósito das regras e da lei e da ética, referidas à punição de certos crimes:

"A regra estabelece e fixa caminhos, configura mapas e fronteiras: a lei, mais que reforçá-los ou alterá-los através de códigos escritos, vigia-os, policia-os. Assim, a função principal da regra é orientadora; a da lei é repressiva. A regra rege, a lei obriga.
Se tivessemos que definir a nossa civilização, desde a Antiguidade até hoje, nestes termos, descobriríamos facilmente que o predomínio da regra foi sendo usurpado pelo predomínio da lei. Significa isto que, à medida que foi sendo menos regrada, a sociedade foi-se tornando mais legalizada e policiada. O que não é difícil de entender, basta levarmos em conta o seguinte axioma: "quanto mais desregrada é uma sociedade, mais leis e polícias exige". Ou, dito analogicamente, quanto mais doente está um organismo, mais médicos e enfermeiros precisa; ou quanto pior funciona uma máquina, mais mecânicos, reparações e oficinas reclama.
"


7 comentários:

zazie disse...

José,

Essa passagem é do Dragão. O tal convidado é qu a citou para dizer que era excelente.

josé disse...

Obrigado. Já corrigi.

josé disse...

O texto é longo e mesmo tendo-o lido antes só hoje li o comentário.

zazie disse...

O texto deste José Ribeiro Dias é muito bom.
Mas parece fora de época.

josé disse...

Completamente fora de época o que só lhe confere maior interesse. Os valores não mudam de época...embora mudem com as épocas.

m disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zazie disse...

Pois é.

A obscenidade do jornalismo televisivo