Considerando que a escola pública será um dos temas-chave das eleições de 05 de Junho, José Sócrates criticou os que, a pretexto da situação económica, insistem na aposta no privado.
Mas essa é, disse, “uma ideia aventureira, perigosa e radical, que vai estar em causa também nestas eleições”.
Para o líder socialista, que falava no Porto durante um fórum sobre Educação, a proposta do PSD, “disfarçada”, é a de que se “pode e deve transferir recursos do sistema público de educação também para financiar privados”.
“E dizem isto com aquele ar cândido de quem está apenas a propor liberdade de escolha”, ironizou, lembrando que os países que fizeram essa opção passaram a ter boas escolas privadas “para ricos” e uma escola pública “degradada e decadente”.
José S. tem os dois filhos em escolas privadas. E não é em qualquer uma. Um no Colégio Moderno. Outro no Colégio Alemão. E depois, publicamente, tem este discurso jacobino e de essência hipócrita.
Esta coerência na hipocrisia nada o incomoda porque está habituado a isto tal como respira.