sexta-feira, maio 06, 2011

A fome e a peste

Segundo sondagens hoje conhecidas o PS aproxima-se do PSD nas intenções de voto e talvez mesmo o ultrapasse na recta final das cruzinhas no boletim.

As razões profundas e verdadeiras para tal fenómeno não são inteiramente conhecidas por ninguém. Seria preciso perguntar a cada um dos votantes PS ou na Esquerda típica a razão porque não confiam nos partidos que lhes estão mais à direita. E mesmo assim, haveria equívocos porque as respostas não seriam esclarecedoras.
Nenhum sociólogo das tretas no ISCTE ou no CES de Coimbra conseguirá entender e explicar com segurança e verdade todas as razões dos votos neste ou naquele partido porque há razões que a razão desconhece e essas ainda entendem menos.

Mas pode haver aproximações explicativas. A minha é esta:

O PSD é um partido social-democrata cujo programa político-económico em nada se distingue, no essencial, do do PS actual. Então por que razão não se vota no PSD ou mesmo no CDS, escolhendo outros protagonistas para o governo em vez das estafadas figuras que estão e querem continuar com o projecto que deu tão belos resultados? Mistério acrescido. E que se pode explicar de uma maneira simples e com anos de prática empírica:

O PSD nestes últimos anos tem passado uma imagem que sendo falsa tem sido aproveitada subrepticiamente pelos informadores dos media: é um partido de liberais, "de direita", daqueles que irão despedir na função pública, privatizar a eito, entregar "isto" aos ricos. Como se os ricos não estivessem logo logo com quem ganha a seguir. Ricardo Salgado que o diga.

O PSD nunca foi um partido que entrasse abertamente no eleitorado de Esquerda típica porque sempre foi denunciado pela mesma como um "partido de direita", o que faz imenso jeito à Esquerda que alimenta esse embuste há dezenas de anos. Et pour cause. As poucas vezes em que tal conseguiu, timidamente, foi com propostas social-democratas e nunca liberais.

Colocado perante uma escolha entre a fome e a peste, o eleitorado português parece disposto a escolher a fome do PS por lhe parecer que o PSD é a peste.

Tem sido essa a propaganda consistente dos últimos anos e o próprio PSD tem contribuído com largas medidas para que o eleitorado o veja como a peste do regime que está.

Qualquer pessoa da rua está convencida que o PSD não fará melhor que o PS e que este fez o melhor que podia e até podia ser pior do que é...e tal ideia tem sido propagandeada abertamente através de todos os Prós & Contras, noticiários da RTP e agora da TVI e dos jornais afectos que são quase todos, mais a TSF que passa tudo o que se passa neste contexto, com ou sem balda(ia)s.

E tal ideia básica, subliminar primeiro e sedimentada agora, vai ser muito difícil de desmontar. Para isso seria preciso entendê-la e depois ter o génio para a denunciar como um embuste. E não parece que este Passos Coelho seja capaz. Talvez o Rangel o fosse porque denota outra capacidade que anda muito desaproveitada.

22 comentários:

zazie disse...

As palavras têm muito poder.

No entanto, é um facto que o "programa FMI" é a dar para o liberal a ser feito num país com uma estrutura a dar para o socialista.

eheheheh

Donde a mistura me pareça que vai dar bode. E até imagino quem vão ser os activistas para dar bode. De um lado a "elite" dos tachos socializados; do outro, o PCP e fabricar greves para o "proletariado" que há-de vir.

zazie disse...

A classe média da função pública que vai levar corte ou ser dispensada e os novos escravos a prazo, vão engrossar fileiras de velhos mitos e lutas de classes.

A menos que inventassem economia capitalista a sério para equilibrar balança de pagamentos e não apenas fazer entrar remessas nos cofres do Estado, para saírem logo a pagar os juros das dívidas acumuladas e mais os empréstimos.

lusitânea disse...

Mas afinal mudar para quê?Se o PSD tem Jõezinhos,CAA´s e outros que tais?
Até o CDS é uma vergonha.Vê-se pela Europa fora uns partidos recém-nascidos a chamarem os bois pelos nomes e todos têm mais %´s eleitorais...
O povo é mobilizado por gajos com tomates.Das "rupturas".Mas em Portugal a cobardia e o compadrio das lojas impera.Não existem "independentes".Está tudo controlado e é assim que vamos empobrecendo como diz o JPP.
Sem um nacionalista ao leme isto vai para o caixote do lixo!E daqui a 3 anos para a guerra civil...

JC disse...

Duvido das sondagens e continuo a alimentar esperança de que o dia da votação nos dê uma agradável surpresa.

No entanto, o que faz muita gente ainda apoiar este fanfarrão mentiroso é o que faz Fátima Felgueiras, Isaltino Morais e Valentim Loureiro ganharem sucessivas eleições apesar de serem comprovadamente criminosos.
O povo quer chico-espertos no poder, porque acham que são eles que conseguem "coisas boas" para a terra e para os compadres.

Milan Kem-Dera disse...

"E não parece que este Passos Coelho seja capaz"...

Parece-me ser mais aqui que reside a chave do suposto "enigma". A imagem que este rapazinho transmite é a de quem não sabe o quer nem como quer. A de quem anda, qual catavento, ao sabor das opinações de assessores idiotas e tão vazios quanto ele, Relvas e Carrapatoso. E é aqui que a porca torce o rabo e o eleitor se divide.
Não tem força, não tem carisma, não conduz (é conduzido...), não tem ideias (nem se rodeia de quem as tenha...), e a ideia que fica é a de um balão de ar que anda à deriva conforme o vento sopra.
E o eleitorado fica na dúvida. E o eleitorado divide-se. E isto vai dar mau resultado!
Ai vai, vai...

josé disse...

Por mim não sou capaz de dizer o que seja, mas apenas especular:

Pode ser o partido em si que não concita o entusiasmo dos votantes, por causa das soluções anunciadas ou entendidas como tal.

Pode ser o líder que não suscita votos por passar uma imagem de incapaz.

Pode ser a velha pecha contra a suposta direita.

Pode ser ainda qualquer outra coisa ou tudo junto.

zazie disse...

Eu esqueço-me sempre que estas são pela tv.

Não faço a menor ideia das imagens. Vi meia dúzia delas e, para o caso, nem precisava de propaganda para saber que nunca iria votar nos que deviam estar de cana.

Mas, pelo pouco feedback que tenho a leitura do José do papão da "Direita neoliberal" é a mais certa. Em prol do para pior já basta assim. Até imagino que o PCP venha a ter mais votos do que os esperados. Assim como o CDS, por outros motivos.

zazie disse...

Estes comentários estão marados.

Estava a dizer que não existe essa fúria de propaganda nem media na mão por parte do PSD.

E ainda perguntei onde é que v.s achavam que está aquela juventude que varria as ruas em campanha pela AD.

E a resposta que me ocorre é que estão agora no BE e no PS

zazie disse...

Quero dizer que a escardalhada tomou ONGs e tem uma natural tendência para a matilha de propaganda que os outros não têm.

E um dos melhores exemplos é até na blogo. Não existem avatares a berlinde a defender os donos e o partido, como existe nesta estranha militância de reformados e cretinos numa espécie de neobufos de marketing pelo Poder.

E o Poder é deles. Faz demasiado tempo.

zazie disse...

Mas é uma questão em que devo ser das últimas pessoas a poder compreender a dita "inclinação do voto".

Eu até tenho um pouco de vergonha e acho piada quando o Dragão escreve acerca disso- nunca ganhei esse hábito da urna.

Acho mesmo que só votei para ir lá dar o voto a alguém que achava que o merecia- no Ribeiro Telles. Mais nada.

rita disse...

Vou escrever em maiúsculas, não para gritar, mas para tentar que alguém me leia, pq acho que é notícia importante.
CONTARAM-ME HOJE QUE CÁ PELO BURGO EXISTEM PELO MENOS DUAS PESSOAS (ESTUDANTES)QUE ESTÃO INSCRITAS NUMA AGÊNCIA QUE DEPOIS AS LEVA, COM TUDO PAGO E AINDA REMUNERAÇÃO, PARA OS COMÍCIOS DO PARTIDO do coisa.
Será que alguém por aqui tem conhecimento desta pouca vergonha???
Obrigada

zazie disse...

Não percebo. A agência só leva 2 estudantes ao partido?

rita disse...

Não zazie, nós só sabemos dessas duas, porque são conhecidas de quem (indignadamente) nos relatou a situação, mas a nível nacional deve haver imensas e não é ao partido, é aos comícios :-).

Wegie disse...

Deve ser 2 estudantes 200 desempregados e 2000 reformados.

zazie disse...

Pois então, que paguem e lhes faça bom serviço. Eu nem sei como um ser humano racional pode ir a um comício sem ser sob o efeito de droga.

Mas enfim. Também pagam a figurantes para aquelas tretas de preço certo e quejandas da tv... portanto. Enquanto não usarem animais, acho que não é grave.

zazie disse...

Mas, se vierem a usar animais vestidos de militantes, avisa-me que eu faço queixa à protectora.

rita disse...

Anteontem Pedro Passos Coelho esteve, EM DIRECTO, na "RTP2 - 5 para a meia noite"... ontem eu sabia que o coisa tb lá ia e "espreitei", para meu espanto, pq dos muitos (destes) programas que tenho visto, ontem foi A PRIMEIRA VEZ que não vi escrito, no canto superior esquerdo, a palavra DIRECTO... Já aconteceu mais vezes ou foi "coincidência"...?

Wegie disse...

O eleitorado não vai escolher nada. Estamos numa situação de tragédia grega:

http://www.spiegel.de/international/europe/0,1518,761201,00.html

Wegie disse...

José,


Please faz um post sobre isto:

http://www.defenderportugal.net/index.php?option=com_rsform&view=rsform&Itemid=83

É o máximo! Nem o Rolão Preto!

Karocha disse...

Rita

Esse número é transversal a todos os partidos!
Sei do que falo.

Portas e Travessas.sa disse...

A reforma não "toca" no BPN e no BPP, pelo que parece - é tudo malta do PS.

São uns vigaros

zazie disse...

Toca, pois, ó aparvalhado. Toca tanto que o teu dono até acaba de comprar o lixo tóxico para depois pagarmos os juros.

Megaprocessos...quem os quer?